
São Caetano completa 146 anos nesta sexta-feira (28/07) e aos poucos o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) vai anunciando os “presentes” para o município. Nesta semana, o tucano anunciou alguns dos objetivos de sua quarta gestão à frente do Palácio da Cerâmica. Entre eles, um pacote de investimentos na área de segurança pública, que visam aumentar a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e o videomonitoramento.
Segundo o chefe do Executivo, haverá um concurso para requalificação da Guarda e o aumento do seu contingente. Estudos ainda são realizados para definir a quantidade de novos agentes, mas a expectativa é que seja por volta de 100 novos soldados.
Outro ponto antecipado é o objetivo de aumentar em 50% o número de pontos de videomonitoramento no município, o que fará com que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) ocupe um espaço maior na cidade.
Sobre a segurança nas escolas, foi lançado na última segunda-feira (24/07) um edital para a contratação de uma empresa de segurança que possa realizar a proteção das escolas. Com investimentos de R$ 9 milhões, a vencedora do processo licitatório vai disponibilizar seus agentes para fazer este monitoramento com armamento não letal nas unidades escolares.
Ainda no tema Educação, Auricchio quer alcançar a meta de fazer com que toda a rede municipal tenha uma educação em período integral até o final de seu mandato, em dezembro de 2024. Segundo o tucano, atualmente cerca de 60% da rede já conta com este tipo de sistema.
Avaliação
Ao ser questionado sobre sua avaliação ao passar da metade de seu quarto mandato à frente do Palácio da Cerâmica, José Auricchio Júnior aponta que está “realizado, no ponto de vista da vida pública.
“Acho que não devo ter um olhar isolado, acabo olhando o conjunto, e no conjunto eu me sinto realizado e realizador. Acho que deixo um legado muito sólido para cidade, com preservação da qualidade de vida, de itens fundamentais, melhorias e criação de alguns (projetos) que não eram previstos há 15 ou 20 anos. Eu acho que minha responsabilidade como prefeito está sendo cumprida no rigor do que a gente planejou, no que eu almejava”, iniciou.
“É obvio que nesse uma no em que fiquei fora houve uma perda, mas acho que nós estamos conseguindo, na medida do possível recuperar esse tempo perdido. Acho que já recuperamos, mas só podemos dizer isso quando terminar o mandato”, completou o prefeito em referência ao período de janeiro a dezembro de 2021 quando aguardou uma decisão da Justiça Eleitoral sobre sua candidatura.