
O Piscinão Jaboticabal, idealizado para combater com as enchentes ao longo dos ribeirões dos Couros e Meninos, principalmente nos trechos do Rudge Ramos, em São Bernardo, em São Caetano e em São Paulo, junto a Via Anchieta, está apenas com 37% das obras prontas. Em fevereiro estava com 30% das obras concluídas, ou seja, andou 7% em cinco meses. O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia do governo do Estado sustenta que desapropriações que acabaram judicializadas seguraram o andamento das obras, mas mesmo assim a previsão de entregar o reservatório no segundo semestre de 2024 está mantida.
Para chegar aos 37% de obras realizadas foram necessários 19 meses, já que a obra teve início em dezembro de 2021. Quando do início da obra a previsão era a de que ela fosse concluída neste mês de julho, mas desde fevereiro deste ano que o DAEE já anuncia a entrega na segunda metade de 2024.
Mesmo com o obstáculo das desapropriações, os operários e máquinas trabalham intensamente no terreno. Vídeo gravado nesta segunda-feira (03/07) mostra o canteiro de obras em ritmo frenético, com caminhões, tratores, escavadeiras e operários trabalhando. Segundo o DAEE já foram movimentadas 230 mil metros cúbicos de terra.
Localizado no córrego Jaboticabal, entre os Ribeirões dos Meninos e dos Couros, este será o maior piscinão da Região Metropolitana de São Paulo, com 123 mil metros quadrados e capacidade para acumular 900 mil m³ de água da chuva. A autarquia estadual estima que, quando estiver concluído, o reservatório vá beneficiar cerca de 500 mil pessoas de São Paulo, São Caetano e São Bernardo.
“Atualmente, a obra está com 37% de execução, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2024, em razão da judicialização das desapropriações na área do reservatório, restando apenas uma área a ser desapropriada para implantação do empreendimento. Nesta etapa estão sendo realizadas a escavação, implementação de medidas para contenção do solo e de paredes nas bordas”, informou o DAEE, em nota. O Governo do Estado está investindo R$ 323 milhões na construção do piscinão Jaboticabal.
O ex-secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do ABC, Edgard Brandão, publicou vídeo com as obras em andamento e comemorou o que chamou de conquista da região, através do colegiado de prefeitos. “Uma conquista do Consórcio Intermunicipal essa demanda histórica da região, o reservatório terá capacidade para armazenar 900.000 m³ de água da chuva e está sendo construído próximo ao km 13 da Rodovia Anchieta, entre o Ribeirão dos Couros, Córrego Taboão, Córrego Jaboticabal e dos Ribeirão dos Meninos, numa área de 154.000 metros quadrados situada na quadrupla divisa de Diadema, São Bernardo do Campo, São Caetano e da Capital, onde se localiza a área desapropriada para a construção do Piscinão Jaboticabal com ficou conhecido”, comentou.