
Alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo preparam a Aldeia Guarani Mbya Tekoa Guyrapa-ju, de São Bernardo, para participação em feira programada para 19 de julho próximo no Expo Center Norte, na Capital.
O povoado indígena recebe treinamento sobre como trabalhar questões de precificação, apresentação de produtos e branding, entre outros, construídos a partir da identidade desse povo originário. A marca leva o nome Xaryi em homenagem a uma das matriarcas ainda viva na aldeia.
Os Guyrapa-ju conservam traços culturais e estão isolados num dos rincões da Mata Atlântica. Produzem alimentos, utensílios e artesanatos preservando as características do território indígena. “Compartilhamos conhecimentos sobre negócios, marketing e branding para ajudá-los nessa construção da marca e valorização dos produtos. Queremos que passem a transformar colares, pulseiras, arco e flecha e instrumentos musicais em fonte profissional de renda para a própria preservação das famílias”, afirma professora Karin Muller, coordenadora do curso de PP.
O lançamento da marca Xaryi está previsto para 11 de agosto em seminário da Prefeitura de São Bernardo no Teatro Elis Regina. O tema do encontro são os povos originários. A ideia é montar um circuito no ABC onde possam expor e comercializar os produtos da aldeia, como feiras de artesanato promovidas por prefeituras, espaços culturais e universitários, além de shoppings.
A iniciativa é do Time Enactus Metodista e da Extensão Universitária em parceria com a Enactus, ONG internacional sem fins lucrativos que fornece plataforma para equipes de estudantes produzirem projetos que estimulem o desenvolvimento comunitário a partir do talento das pessoas e da melhoria de seus meios de subsistência.