
O programa Banho de Luz evoluiu por diversas regiões de Santo André. Vias de pelo menos 11 bairros passam pelo processo de modernização e recebem 4 mil luminárias com LED, em ação que traz melhoria no sistema de iluminação para moradores, pedestres e motoristas.
No eixo entre o Jardim Bela Vista, a Vila Bastos, a Vila Gilda e a Vila Alice serão contemplados 920 pontos. Destes, 217 já foram instalados nas ruas Edu Chaves, Kowarick, do Centenário, Independência, do Bosque, Duque de Caxias, São José Operário, Antônio Bastos, Luis Delfino, Gastão Vidigal, Bela Vista, São Tomás, São Cirilo, Padre Nunes, Haddock Lobo e Travessa Santo Alberto. O trabalho segue concomitantemente no Parque Oratório, Jardim Utinga, Jardim das Maravilhas, Vila Lucinda, Vila Alto de Santo André, Vila Matarazzo e Jardim Santo Antônio.
LED
A previsão é de aproximadamente mais 7 mil atualizações nas luminárias públicas no segundo semestre de 2023, e por fim, 12.663 em 2024, alcançando 53 mil pontos no município, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetro de vias. A pretensão da Prefeitura andreense é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.
Desde 2014 já foram investidos mais de R$ 77 milhões com a modernização da iluminação pública de Santo André por meio do Banho de Luz. A previsão é que sejam investidos, até o fim do processo, R$ 98 milhões.
O programa Banho de Luz realiza também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, que permite que as equipes da Prefeitura tenham o controle dos 53 mil pontos luminosos.