ABC - segunda-feira , 6 de maio de 2024

Rússia: governo está aberto a negociações para possível troca de prisioneiros com os EUA

Na terça-feira, o Kremlin manteve a porta aberta para contatos com os Estados Unidos sobre uma possível troca de prisioneiros que poderia envolver o repórter Evan Gershkovich do Wall Street Journal, mas reafirmou que tais negociações devem ser mantidas fora dos olhos do público. Questionado se as visitas consulares de segunda-feira a Gershkovich, que está atrás das grades em Moscou desde março sob acusações de espionagem, e a Vladimir Dunaev, um cidadão russo sob custódia dos EUA por acusações de crimes cibernéticos, poderiam anunciar uma troca de prisioneiros, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou e Washington tocaram no assunto.

“Dissemos que houve certos contatos sobre o assunto, mas não queremos que sejam discutidos em público”, disse Peskov em teleconferência com repórteres. “Eles devem ser realizados e continuar em completo silêncio”, e acrescentou que “o direito legítimo aos contatos consulares deve ser assegurado por ambas as partes”.

Newsletter RD

A embaixadora dos EUA em Moscou, Lynne Tracy, foi autorizada na segunda-feira a visitar Gershkovich pela primeira vez desde abril.

Dunaev foi extraditado da Coreia do Sul pelas acusações de cibercrime dos EUA e está detido em Ohio. Diplomatas russos tiveram acesso consular a ele na segunda-feira pela primeira vez desde sua prisão em 2021, disse Nadezhda Shumova, chefe da seção consular da embaixada russa, em comentários divulgados pela agência de notícias Tass.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes