
Ao entrar na Unidade Básica de Saúde (UBS) ABC, região norte de Diadema, é possível perceber as mudanças do Programa “UBS Nota 10. A recepção mudou de local, foi ampliada e ganhou novo balcão para atendimento. Além disso, passou a contar com mais três salas, destinadas a vacina, regulação e gerência.
Para entregar a Unidade revitalizada à população, o prefeito José de Filippi Junior, o secretário municipal da Saúde José Antônio da Silva e a gerente da unidade Marcelo Blanco participaram de cerimônia oficial e visitaram o serviço nesta sexta-feira (23/06). Agora, a Prefeitura chega a 90% da rede de Atenção Básica municipal qualificada.
“Além de toda estrutura adequada, as equipes estão completas e vão fazer a diferença praticando saúde de qualidade com carinho, com atenção às nossas famílias”, afirmou Filippi.
Melhorias
O elevador, que facilita a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, passou por manutenção e voltou a funcionar depois de anos parado. Também foram feitos investimentos na comunicação visual e na vigilância patrimonial com monitoramento 24h.
A unidade também recebeu revisão do telhado, troca de telhas, forro da sala de espera da odontologia e de vidros, recuperação de esquadrias, tratamento instalação de toldo na entrada, ampliação da farmácia e pintura geral na Unidade. Foram reativados quatro banheiros. Antes da reforma eram três e agora são sete, sendo uma para pessoa com deficiência, três femininos e três masculinos distribuídos pelos andares.
A modernização da rede de informática também é um ponto positivo. Foi feita toda a infraestrutura para o totem de senha e chamadores, instalação de pontos de internet para quatro recepcionistas na UBS, colocação de link dedicado para a farmácia para operação do sistema de dispensação de medicamentos e instalação de computadores na farmácia. Foram entregues ainda 19 tablets para os agentes comunitários de saúde e um tablet por equipe para teleatendimento.
Investimento
Apenas de emendas foram investidos mais de R$ 300 mil dos vereadores Cicinho, Dequinha Potência, Reinaldo Meira e Zé Antônio (atual secretário municipal da Saúde) e Josa.
Com as mudanças, os serviços ficaram distribuídos da seguinte forma: no térreo, funcionam recepção, arquivo, almoxarifado, farmácia, salas farmacêutica e de emergência, eletro, curativo, medicação, vacina, expurgo e esterilização. No primeiro andar, estão alocados nove consultórios e salas de regulação e dos agentes comunitários de saúde (ACS). O segundo andar conta com área de saúde bucal com quatro cadeiras, escovódromo, salas de psicologia, assistente social, administração e reunião.
Para atender a população, a UBS conta com mais de 70 funcionários, quatro equipes completas de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal.
História
A Unidade Básica de Saúde (UBS) ABC faz parte da vida de aproximadamente 16 mil moradores da região Norte. Instalada no bairro há mais de 30 anos, a Unidade mudou de endereço em 18 de junho de 2011. O prédio atual foi uma demanda do Orçamento Participativo, modalidade de utilização de recursos financeiros do município em que os moradores elegem uma demanda ou obra necessária para a população.
Serviço:
Unidade Básica de Saúde (UBS) ABC
Avenida das Ameixeiras, 679 – Taboão.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.