
Após nove anos de espera, Ribeirão Pires inaugurou neste sábado (17/6) a Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque Aliança, o maior equipamento de atenção básica na cidade. A ação faz parte de pacote de investimentos municipais voltados à modernização da rede pública de atendimento. Foram destinados R$ 2,2 milhões às obras e aquisição de equipamentos e mobiliário.
A USF do Parque Aliança tem capacidade para até três mil atendimentos mensais. Para isso ganhou nova sala que comporta 12 agentes comunitários, três salas de espera, oito consultórios, duas salas odontológicas, sala de raio-x, pediatria e de vacinas.
Além do Parque Aliança, o posto atenderá moradores dos bairros Vila Belmiro, Serrano, São Caetaninho, Vila Gomes e Planalto, que até estavam com USF Jardim Guanabara. A antiga unidade será adaptada para abrigar ações integradas voltadas ao desenvolvimento social da comunidade.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Guto Volpi falou sobre serviços de saúde já entregues à população e fez novos anúncios. “Estamos entregando unidade moderna, funcional, com equipamentos de ponta, humanizado, e esse é o padrão em Ribeirão Pires. Em breve, iniciaremos as obras da unidade do Jardim Serrano e a também da nova unidade da Vila Sueli”, afirmou.
Estratégia de Saúde da Família
Além de três equipes que compõem a Estratégia de Saúde da Família, serão atendidos na nova unidade especialidades como ginecologia, odontologia, pediatria, psicologia, nutricionista, além de clínica geral. Será retomado o Grupo de Obesidade que ajuda os integrantes no processo de perda de peso, mudanças de hábitos e acompanhamento pós-cirúrgico. Com novo sistema informatizado, a unidade terá capacidade de realizar três mil atendimentos mensais.
Aparecida Pereira da Costa, 72 anos, moradora há mais de 30 anos do Parque Aliança, disse que esta feliz com a unidade no seu bairro. “Estive todo esse tempo aqui no Aliança e podemos dizer que hoje temos uma unidade de qualidade”, comemorou.
Histórico da obra
Anunciada em 2014 com recursos da União, a obra da USF Parque Aliança ficou parada por nove anos. Para regularizar a situação da cidade junto ao governo federal, a Prefeitura precisou fazer, em 2021, a devolução de R$ 750 mil do Tesouro Municipal. Com isso, foi possível retomar e concluir as obras da USF Parque Aliança.
A nova unidade carrega o nome de José Geraldo Pereira Xavier, o “Gê do Aliança”, que foi vereador e liderança do bairro e faleceu em 2020. Familiares e amigos estiveram presentes na inauguração e homenagem.