
Estudantes de todo o Brasil já se preparam para realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), prova que dá acesso às instituições de ensino superior. As inscrições terminam nesta sexta-feira (16/06) e, com isso, escolas e cursinhos começam os preparativos para fortalecer cursos preparatórios.
O cursinho Singular Anglo já encerrou as inscrições para o curso Extensivo, mas novas turmas para os cursos específicos para o Enem serão abertas em breve. Além das aulas presenciais, todas as aulas são gravadas, o que possibilita acesso a qualquer momento. O aluno também pode optar por aulas presenciais e on-line, desfrutando de um novo atendimento psicopedagógico, resolução de questões interdisciplinares, projeto de redação, plantão de dúvidas e dezenas de simulados ao longo do ano.
Outro serviço oferecido pelo cursinho são as tutorias com professores e estudantes de Medicina, que repassam suas experiências com dicas valiosas aos candidatos. Há ajuda para a organização e montagem de planos de estudos, revisão dos conteúdos e estratégias para entrar no ritmo da programação de forma natural e sem atropelos.
Ao RD, o supervisor de vestibulares do Singular Anglo, Marcel Xavier de Souza, explica que a melhor maneira para se preparar para uma prova da magnitude do Enem, é buscar focar nos conteúdos que caem todos os anos. “É de extrema importância que o aluno saiba que em meio ano, ele não vai conseguir estudar todo o conteúdo do ensino médio, ele precisa separar o que cai mais vezes, fazer provas de anos anteriores e realizar simulados do Enem durante o ano”, recomenda. Trata-se de uma prova única e muito diferente dos outros vestibulares, por isso de acordo com o supervisor, é importante ‘treinar’ com os simulados.
Apesar de ser uma instituição de ensino superior, a UFABC (Universidade Federal do ABC) investiu na Escola Preparatória, que realiza aulas para preparar estudantes para o Enem, já que a prova classifica estudantes para estudar na universidade.
As aulas se concentram na matriz de habilidades e competências do Exame. As apresentações são por aulas expositivas, simulados, visitas técnicas, atividades extraclasse ou qualquer outro tipo de atividade organizada pela coordenação, bolsistas e voluntários dentro do projeto.
Todos os anos, a Escola Preparatória abre inscrições, realiza prova classificatória e os aprovados no processo seletivo frequentam as aulas, de segunda a sexta, nos períodos vespertino e noturno. As aulas vespertinas são lecionadas no Campus São Bernardo (Alameda da Universidade, s/nº, São Bernardo) das 13h30 as 18h, e as aulas noturnas são realizadas no Campus Santo André (av. dos Estados, 5001, Santo André), das 18h30 as 22h30. Não há limites de idade e é vetada a participação de pessoas que já tenham concluído ou estejam cursando Ensino Superior.
Prova
Este ano, o Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e as inscrições se encerram nesta sexta-feira (16). O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser pago até 21 de junho.