Com modelo inédito de gestão, Santo André coloca cidadão em primeiro lugar

Desde 2017 Prefeitura desenvolve iniciativas que impactam diretamente na qualidade de vida do andreense em todas as fases da vida

Publieditorial/Prefeitura de Santo André

Cuidar das pessoas é prioridade da gestão do Prefeito Paulo Serra desde 2017. Não é possível falar de futuro sem colocar o cidadão andreense como prioridade e desenvolver ações que impactem diretamente na qualidade de vida dos munícipes em todas as fases da vida.

Newsletter RD

O eixo desenvolvimento humano do Projeto Santo André 500 anos tem esse olhar voltado para as pessoas, garantindo bem-estar social, investindo em políticas públicas e iniciativas que assegurem os direitos essenciais ao pleno desenvolvimento e emancipação da população andreense. Nele, estão contidas ações voltadas a saúde, educação, lazer, esporte, políticas afirmativas, inclusão social, segurança alimentar, cultura, entre outras.

A solidariedade se tornou um dos pilares do desenvolvimento humano em Santo André como forma de resgatar no andreense o sentimento de pertencimento e de encontrar soluções inovadoras para o enfrentamento de problemas e necessidades sociais. O sucesso dessa fórmula tem feito da cidade uma referência para outros municípios e o foco do Santo André 500 Anos é justamente perpetuar essas conquistas, a fim de proporcionar uma cidade mais sustentável, igualitária e solidária para todos.

Os programas desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação Social, por exemplo, como Escola de Ouro Andreense, Moeda Pet e Moeda Verde, Mãe Andreense, Saúde no Prato, entre outros, vão ao encontro com o propósito do Santo André 500 anos. As ações atendem as necessidades do presente, cuidando dos munícipes hoje para que tenham uma vida melhor amanhã, já que o futuro se faz no presente.

Entre outras ações que merecem destaque neste eixo está o empenho da gestão municipal em oferecer saúde de qualidade para o andreense. Entre as principais realizações está a reforma e revitalização de 25 equipamentos de saúde até então, além da construção e entrega de outros 15 novos. Fora isso, outras 5 obras importantes estão em andamento.

Oferecer educação de qualidade é outra preocupação. São as crianças de hoje que nos 500 anos da cidade estarão vivendo o ápice da vida adulta em Santo André. Nesse sentido podemos citar a entrega de 10 novas creches desde 2017 que juntas somam mais de 3.500 vagas para crianças de 0 a 3 anos de idade em todo município. Além disso, a adoção de novas metodologias de ensino como aliadas na sala de aula prepara esses alunos para um futuro ainda desconhecido, mas certamente tecnológico. Para tanto, mais de 20 mil tablets foram entregues para os alunos, além da implantação de aulas de robótica para todas as crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I em toda a cidade.

Qualidade de vida é outro fator essencial para o desenvolvimento humano de toda a população e a Prefeitura de Santo André trabalha para proporcionar parques, espaços culturais, de lazer e de prática esportiva com boa infraestrutura, segurança e qualidade para os munícipes. Entre as diversas ações realizas estão a requalificação de todos os parques da cidade, com destaque para o Parque Guaraciaba, que foi entregue no ano passado, se tornando a maior área de lazer da cidade e que oferece à população ampla área verde, com lago, quadras poliesportivas, tirolesa, teatro arena, ciclovia, praça do ciclista, ponto de abastecimento de água de reuso, sedes da administração, Guarda Civil Municipal, academia ao ar livre, espaço pet, redário, área de alongamento, áreas de contemplação, pista de caminhada, mirante com deck, câmeras de monitoramento, e wi-fi gratuito.

Além disto, todos os principais símbolos culturais da cidade foram recuperados e modernizados como o Theatro de Variedades Carlos Gomes e o Teatro Conchita, além da reforma de 12 campos de futebol de várzea que já foram entregues e outros três que estão em reforma.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes