ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Oficina de inclusão digital introduz novas tecnologias para idosos em São Bernardo

Ação desenvolvida no CRI é voltada para pessoas com mais de 60 anos, com pouca ou nenhuma experiência no uso dos principais aplicativos de celular (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

Atenta à importância de inserir a população idosa nos meios digitais como forma de garantir autonomia e informação contra crimes cibernéticos, São Bernardo desenvolve, no Centro de Referência do Idoso (CRI), uma oficina de inclusão digital que ensina pessoas com mais de 60 anos, com pouca ou nenhuma experiência, a usar aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram.

O objetivo é que a terceira idade não dependa somente da família para ficar bem informada e antenada. Para isso, a oficina busca familiarizar os idosos com o uso de smartphones, por meio de práticas que apoiem o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para o uso das novas tecnologias.

Newsletter RD

“Vim fazer o curso porque eu tenho dificuldades com o celular. Meu filho morava perto e agora mora longe e não tenho para quem perguntar quando tenho uma dúvida. Já queria participar antes da pandemia, mas não deu. Agora finalmente consegui e estou gostando muito”, contou a idosa Maria Aparecida Marioto, de 66 anos.

Os alunos contam que as aulas também são importantes para o convívio social e para fazer amigos, em especial após a pandemia. “Estudei computação e inglês por dois anos aqui. Depois veio a pandemia e agora estou continuando as oficinas. Queria recomeçar nessa parte tecnológica e o celular é um minicomputador. Também venho para estar com o pessoal, as amizades são boas. Sempre chego antes para poder conversar”, disse o aposentado Iotaco Sekiguti, de 78 anos.

A expectativa é ampliar os assuntos abordados na oficina de inclusão digital. Uma das preocupações é que os idosos fiquem atentos aos golpes pela internet.

Novas Inscrições

No segundo semestre, serão abertas novas turmas para o curso, além de uma oficina de inclusão do público no mundo da computação.  Quem deseja mais informações é só ligar no telefone (11) 2630-6789.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes