A Semana da Luta Antimanicomial, que começa nesta segunda-feira (15/5), ganha série de atividades em Santo André. O movimento faz lembrar que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e de receber todos os cuidados e tratamentos sem que tenham que abrir mão do lugar de cidadãos.
Para desconstruir qualquer forma de manicômio, seja por meio de instituição, pensamentos, ações ou conceitos, a Rede de Atenção Psicossocial inicia a semana com atividades em todos as unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e residências terapêuticas da cidade.
“Travamos uma luta incansável contra a privação destas pessoas com sofrimento psíquico. As atividades programadas para esta semana são fundamentais para desconstruirmos qualquer tipo de preconceito que ainda exista na população. Toda a nossa equipe da saúde mental estará mobilizada para oferecer eventos onde os usuários do Caps e das residências terapêuticas possam se expressar livremente, assim como fazem rotineiramente nas unidades”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Na terça-feira (16), às 14h, serão lançados protocolos de enfermagem com o tema “Enfermagem e Saúde Mental”. O encontro será realizado no Centro Universitário Fundação Santo André.
O Mental Fashion Day, encontro que reúne profissionais, usuários e familiares, será realizado na quarta-feira (17), a partir das 9h30, na Universidade Federal do ABC (UFABC). A atração é mais uma oportunidade para o usuário se expressar da forma que se sentir confortável, seja por meio de uma poesia, música ou no tradicional desfile.
Na última edição, o motoboy Ademilton Amaro Alves, de 45 anos, desfilou com fantasia de pirata e neste ano irá de astronauta. “Vou com roupa de motoboy e capacete personalizado. O Caps vai me ajudar a customizar. Aqui no Caps tem tudo, artista, amor, carinho. Estou empolgado para o desfile”, diz o morador da Vila Palmares.
Além de ter poder terapêutico para os usuários da rede, os profissionais envolvidos em toda organização também se emocionam e aprendem muito com o trabalho.
Na quinta-feira (18), no Dia da Luta Antimanicomial, haverá uma grande manifestação com ponto de encontro no Paço Municipal de Santo André e nos Caps. Após o encontro, o grupo irá para a Avenida Paulista.
Histórico
Desde o final da década de 1980, quando foi estabelecido o dia 18 de maio como o Dia da Luta Antimanicomial, manifestações e atividades são realizadas nacionalmente durante todo mês de maio com intenção de combater o estigma e o preconceito ainda presentes quando o tema é sofrimento psíquico, além de lembrar os horrores dos manicômios e as graves violações de direitos vividos por décadas pelas pessoas.