
A Nomade Orquestra realiza temporada de shows e oficinas gratuitas nas sete cidades do ABC. No dia 6 (sábado), às 18h30, com entrada gratuita, o grupo se apresenta na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, e promove a Oficina de Improvisação Livre, com Luiz Eduardo Galvão. E no dia 7 (domingo), às 11h, é a vez da Fundação das Artes de São Caetano, com Workshop de Produção Independente, com Ruy Rascassi.
No repertório, estão músicas que marcaram a trajetória da banda formada no ABC, com uma característica singular e de vanguarda e expressões musicais, que transitam pelo funk70, jazz, dub, rock, afrobeat e ethiogrooves.
A big band do ABC, formada por Ruy Rascassi (baixo), Guilherme Nakata (bateria), Marcos Mauricio (teclado), Luiz Galvão (guitarra), Beto Malfatti (sax, flauta e mpc), Marco Stoppa (trompete), Bio Bonato (sax barítono), Ana Elisa Colomar (saxofone alto e flauta), Raphael Coelho ( percussão) e Victor Fão (trombone), faz show com seu repertório de 10 anos. A banda também realiza oficinas gratuitas ministradas pelos integrantes.
Nessa travessia inédita que faz parte do projeto Nomade A Orquestra Tour 10 Anos, contemplada no edital PROAC 14/2022 – Circulação de Espetáculo, o grupo passará, ainda, por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Caetano, Diadema e Mauá.
A temporada, que começou em São Bernardo, passará por Ribeirão Pires, no dia 01 de junho, com Show e Oficina Descomplicando a Bateria com Guilherme Nakata. Em Rio Grande da Serra será no dia 4 de junho, com Show e Oficina de Flautas do Mundo, com Ana Elisa Colomar. A banda se apresenta em Mauá dia 15 de junho, com Show e Oficina de Ritmos do Mundo, com Raphael Coelho; e em Diadema, dia 22 de junho, com Show e Oficina de Fast Sample com Beto Malfatti.
Com vasta representatividade no cenário nacional e internacional da música instrumental, a Nomade Orquestra através de sua discografia é dona de um legado artístico de alta relevância com reconhecimento da grande mídia e crítica mundial.
Para além da criação musical artística, o grupo desempenha também a difusão cultural como arte- educadores, em meio ao grande público e comunidades periféricas, realizando oficinas culturais, debates e apresentações que buscam estimular novos artistas e pensamentos culturais.
Sobre a Nomade Orquestra
Em crescente visibilidade no cenário da música instrumental brasileira e mundial, a Nomade Orquestra promove o encontro entre diferentes vertentes e expressões musicais, desenvolvendo um trabalho autoral com influências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais.
Seu primeiro disco intitulado “Nomade Orquestra“ (homônimo) foi lançado em 2014 no Brasil e em 2016 internacionalmente pelo selo inglês FarOut Recordings, alcançando grande reconhecimento junto ao público, músicos, djs e imprensa. O grupo também lançou os discos Entremundos (2017), VoxPopuli & Vox Machina Vol.1 (2019) e “Na Terra das Primaveras” (2022).
O grupo já circulou pelas principais cidades do Brasil e por grandes festivais, além de ter realizado três turnês internacionais (2016-2017-2018), onde passou por países como Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Bulgária, Polônia, Dinamarca e Espanha.