STJD abre processo disciplinar para apurar envolvimento de atletas em manipulação na Série B

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abrirá um processo disciplinar para investigar a manipulação de resultados no duelo entre Vila Nova x Sport, pela última rodada da Série B do ano passado, a pedido de Maurício Neves Fonseca, auditor processante do inquérito que investiga o caso. De acordo com a conclusão de Fonseca, “foram identificados fortes indícios na participação de atletas no esquema de manipulação”.

Nos próximos dias, os envolvidos serão denunciados e julgados com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), após análise realizada pela Procuradoria do STJD sobre a conclusão. O processo é a consequência desportiva da ‘Operação Penalidade Máxima’, conduzida pelo Ministério Público de Goiás, que identificou suspeitas de manipulação e envolvimento de diversos atletas em partidas da segunda divisão nacional e campeonatos estaduais.

Newsletter RD

Outro jogo sob investigação é a partida entre Sampaio Corrêa e Londrina, também realizada durante a Série B do ano passado. O inquérito sobre esse duelo também foi conduzido por Neves e concluído com indicação de denúncia por manipulação de resultados.

No mês passado, a justiça goiana acatou a denúncia do Ministério Público de Goiás (MP-GO) contra 14 pessoas acusadas de participar de um esquema que fraudava o resultado dos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo a denúncia do MP, seis deles fazem parte de um “grupo criminoso especializado na prática de corrupção em âmbito esportivo, especialmente, em partidas da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022.”

No caso do empate sem gols entre Sport e Vila Nova no final do ano passado, a manipulação se daria por meio de cometimento de pênalti no primeiro tempo da partida. Segundo o presidente do Vila Nova, Bruno Lopez relatou o envolvimento no esquema de Romário, jogador do Vila Nova, e de dois outros jogadores do Sampaio Corrêa e da Tombense.

De acordo com o MP, o grupo criminoso abordava os jogadores com a oferta de R$ 150 mil, sendo que R$ 10 mil eram pagos adiantados. Os jogadores deviam cometer pênaltis no primeiro tempo ou receber cartões amarelos ou vermelhos em determinada etapa da partida em jogos previamente selecionados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes