
Após anúncio da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo sobre envio de novas doses da bivalente, 0 ABC inicia aplicação da vacina bivalente contra covid-19 em pessoas maiores de 18 anos, a partir desta quarta-feira (26/04) nas unidades básicas de saúde.
Para receber a aplicação é necessário ter recebido ao menos duas doses da vacina convencional, além de respeitar intervalo mínimo de quatro meses da última dose da vacina contra a covid-19.
Veja o esquema de vacinação em cada cidade:
Santo André
A vacina bivalente estará disponível nas 34 unidades básicas de saúde, das 8h às 16h e, aos finais de semana, também nos drives CRAISA e Carrefour. É obrigatório apresentar documento com foto e número do CPF. Além disso, é recomendado levar comprovante das doses anteriores.
São Bernardo
Em São Bernardo a vacina é ofertada em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para receber a dose, basta procurar uma das UBSs. Os endereços estão disponíveis no site: saobernardo.sp.
São Caetano
A cidade iniciou nesta terça-feira (25/04) a vacinação com a bivalente em pessoas maiores de 18 anos. Cerca de 93.832 pessoas fazem parte do novo público alvo, de 18 a 59 anos e, até o momento, 23.158 pessoas do grupos prioritários já receberam o reforço. Para receber o imunizante, é necessário realizar agendamento pelo site portais.saocaetanodosu
Diadema
Desde terça-feira, todos os munícipes de Diadema com 18 anos ou mais já podem tomar o reforço contra a Covid-19 com a bivalente. No momento de vacinação devem ser apresentados o documento pessoal com foto (CNH ou RG), CPF e cartão de vacinação com as doses anteriores. Pessoas com comorbidades precisam apresentar ainda documentação que comprove a condição clínica. Os profissionais de saúde residentes deverão apresentar ainda documento de classe e os profissionais que trabalham no município e residem em outro município deverão apresentar documento de classe e comprovante empregatício que comprove o vínculo.
As vacinas estão disponíveis em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, por livre demanda. O município conta 111 mil pessoas entre 18 e 59 anos e, já vacinou mais de 30.500 pessoas dos grupos prioritários com a bivalente.
Mauá
As 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade imunizam a população das 9h às 16h. As unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 funcionam das 9h às 20h. É preciso levar documento com foto (RG ou CNH), CPF e o cartão de vacinação. Nesta quarta-feira (26/04), profissionais da secretaria municipal de Saúde estarão na saída da Estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na rua Rio Branco, das 16h às 20h para aplicação da vacina.
Ribeirão Pires
Ribeirão Pires ainda não iniciou a vacinação do público com mais de 18 anos com a bivalente e, segundo a administração municipal, a Prefeitura segue orientações do Ministério da Saúde para estudar o dia que iniciará o processo de imunização na cidade.
Já Rio Grande da Serra não se manifestou até o fechamento da reportagem.
Redução de riscos
Em entrevista ao RD, a infectologista e coordenadora médica da unidade de internação do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, de Santo André, Hercília Borges, comenta que as vacinas são grandes aliadas na redução de riscos individuais e coletivos de doenças virais, como a covid-19. “A imunidade contra qualquer doença, cai com o passar do tempo, por isso é tão importante aplicar as doses de reforço”, explica a médica.
No que se refere a vacina bivalente contra a covid-19, Hercília afirma que os imunizantes são capazes de imunizar contra mais de uma versão do vírus de uma só vez, sendo capaz de proteger contra as variantes e não apenas contra a versão ‘original’ do vírus, por isso a importância de tantas doses da imunização.