
Com a onda de frente fria que se instala na região, além da proximidade com os meses mais frios do ano, cidades e empreendimentos do ABC começam a divulgar e organizar a Campanha do Agasalho 2023.
Em Santo André, a campanha terá início na primeira semana de maio e irá até setembro. Podem ser doados itens de vestuário ou calçado ou roupas de cama, mesa e banho em bom estado.
As doações podem ser feitas nas quatro Lojas Solidárias instaladas nos shoppings centers ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho, além de pontos espalhados pela cidade que serão divulgados em breve. A expectativa é que supere a marca do ano passado, quando foram arrecadados 230 mil itens contra 210 em 2021.
A Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) realizará a campanha entre 8 de maio a 10 de junho, por meio da Acisa Solidária. Trata-se da terceira edição da Campanha do Agasalho, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André e a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa).
Durante a ação, serão arrecadados cobertores, roupas, agasalhos, acessórios e calçados em bom estado de conservação e, além da sede da Acisa, os demais pontos de coleta podem ser vistos no portal www.acisa.com.br/campanhadoagasalho. No ano passado, a campanha arrecadou 17 mil itens.
São Bernardo
A Campanha de Inverno 2023 de São Bernardo será lançada em maio. Serão recebidos itens de inverno como calças, blusas, agasalhos, cobertores novos e peças usadas em bom estado de conservação. As peças arrecadadas serão repassadas para entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FSS) da cidade. Desde 2017, quando o Fundo Social foi retomado, foram arrecadados cerca de 600 mil itens por meio da campanha.
Também em São Bernardo será realizada a Campanha do Agasalho do São Bernardo Plaza, entre os dias 17 de maio e 31 de agosto, onde serão arrecadados Agasalhos, roupas no geral, sapatos e cobertores. Todas as doações arrecadas na Loja Vazia são destinadas ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Diadema
O Fundo Social de Solidariedade de Diadema retomou no dia 21 de abril a intensificação da mobilização pela campanha do agasalho. De caráter permanente, a campanha Aquece Diadema visa aumentar as doações de roupas, calçados e roupas de cama para as instituições assistenciais da cidade. A população pode doar peças de roupas, calçados, roupa de cama, toalhas, cobertores, mantas e outras peças, em bom estado de conservação.
Em 2022, foram arrecadadas 13,2 mil peças de roupa, que beneficiaram 2,6 mil pessoas; 1,8 mil pares de calçados e 800 cobertores. As doações podem ser entregues em qualquer uma das unidades básicas de saúde (UBSs) ou na sede do Fundo Social de Solidariedade (rua Almirante Barroso, 160) e no Paço Municipal (rua Almirante Barroso, 111). Os eventos da prefeitura também contam com o varal solidário, ocasião em que as pessoas que precisam podem escolher as roupas e calçados que estiverem disponíveis.
Questionadas, as Prefeituras de Ribeirão Pires e Mauá informaram que irão realizar a campanha mas o projeto ainda está em fase de elaboração. Já São Caetano e Rio Grande da Serra não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.