
A Secretaria de Educação de Santo André reuniu, nesta segunda-feira (17/04), cerca de 400 profissionais da rede municipal de ensino para compartilhar noções básicas de primeiros socorros de maneira teórica e prática. A iniciativa, realizada por meio do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector e da Escola de Governo, visa proporcionar aos profissionais maior segurança para enfrentar o delicado momento de prestar o primeiro atendimento em casos de necessidade.
A medida tem como objetivo atender os requisitos da Lei Lucas (Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
A formação, que visa capacitar os participantes nos termos da lei, foi ministrada pro profissionais da Defesa Civil, Samu e Corpo de Bombeiros, envolvendo ações teóricas e práticas para que os profissionais adquiram segurança para enfrentar o delicado momento de prestar o primeiro socorro.
A professora Tania Martinez, da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Machado de Assis, aprovou a capacitação. “Todas as informações compartilhadas foram muito importantes. Conhecemos na prática as principais manobras que podem ser realizadas até a chegada do resgate”, pontuou.
Capacitação de profissionais dos Cesas – No mês de março, a formação de primeiros socorros foi realizada com os profissionais que atuam nos Centros Educacionais de Santo André (Cesas). Na ocasião, cerca de 60 pessoas, entre arte educadores, monitores, auxiliares administrativos e monitoras de apoio pedagógico, participaram da iniciativa no Cesa Vila Palmares com reflexões sobre a teoria dos primeiros socorros, além de executarem também manobras e ações práticas.