Para atender a uma demanda dos comerciantes, a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) lançou o programa Vizinhança Solidária no Comércio, inspirado no modelo Vizinhança Solidária, voltado a residências. A ideia surgiu em 2022 em razão do crescente número de furtos e roubos no município. A associação justifica que 80% das ocorrências policiais são furtos, seguidos de roubos.

Ao RDtv, Valter Moura Junior, presidente da associação, explica que o primeiro passo será mapear os comerciantes interessados em participar do programa. Na sequência serão formados grupos de WhatsApp conectados diretamente com a Polícia Militar, por onde os líderes de cada bairro poderão enviar as ocorrências.
Atualmente existe um efetivo de aproximadamente mil policiais militares que São Bernardo e São Caetano, que têm uma população estimada de um milhão de habitantes. Isso representa um policial militar para cada 100 mil habitantes. “O efetivo não é suficiente, portanto a sociedade deve se mobilizar para ajudar os agentes de segurança a combater o crime”, enfatiza.
Moura Junior revela ainda que a Acisbec cogita oferecer uma espécie de ajuda aos comerciantes do Centro da cidade para instalação de câmeras de monitoramento. “Mas isso só será possível à medida que os lojistas interajam conosco”, ressalta o presidente da Acisbec.
Dia das Mães
Diferente das vendas de Páscoa, que não superaram os números do ano passado, a expectativa da Acisbec é de um aumento de 10% movimento do Dia das Mães em relação a mesma data do ano passado.