
A Caixa inaugurou nesta sexta-feira (14/04) duas novas unidades da Salas das Cidades, uma em Santo André e outra em São Bernardo. Nos dois eventos a presidente da estatal, Maria Rita Serrano, assinou acordos individuais com as prefeituras e também com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Os novos escritórios servirão como base para que as gestões possam apresentar projetos que podem ter o financiamento da instituição bancária.
“Estamos ampliando as Salas das Cidades e Estados para apoiar iniciativas de crescimento dos municípios brasileiros e para que empregados da Caixa e gestores locais trabalhem em conjunto pelo País”, disse Maria Rita, que foi vice-prefeita de Rio Grande da Serra entre 2001 e 2004, período do governo de Ramon Velasquez (PT).
Os eventos seguiram a divisão política dentro da regionalidade. Em São Bernardo, prestigiaram a inauguração o prefeito são-bernardense, Orlando Morando (PSDB), e o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). Ambos pediram a saída do Consórcio Intermunicipal. Além deles, o deputado federal Marcelo Lima (Solidariedade), o presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PSDB), e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT).

Neste caso foram assinados termos de aceite das condições de financiamento de propostas na linha de crédito do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Foram acordados R$ 118 milhões com São Bernardo e R$ 50 milhões com São Caetano.
Outo acordo, desta vez apenas com São Bernardo, foi assinado para a promoção de oficinas de capacitação para acompanhamento de obras públicas. Segundo a entidade, será EAD (Ensino à Distância) e tendo como público-alvo engenheiros, arquitetos e profissionais que atuam na execução e fiscalização de obras públicas municipais.
Consórcio
Em Santo André participaram o prefeito andreense, Paulo Serra (PSDB), e os prefeitos de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PSD) e de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), que preside o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Além deles, também estavam presentes a vice-prefeita de Diadema e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Patty Ferreira (PT), e os deputados federais Fernando Marangoni (União Brasil) e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT).

Nesta segunda esta foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica com o Consórcio ABC para otimizar processos de contratação e aumentar a eficiência dos contratos já operacionalizados. As cidades consorciadas podem se beneficiar deste acordo pelos próximos 12 meses, período em que seminários, reuniões e oficinas serão realizados com foco em alguns temas como: gestão orçamentária, tributária e fiscal; projetos, contratos e convênios; política de habitação social; e consórcios públicos.