
Santo André vai começar a aplicar a vacina contra gripe nesta sexta-feira (14/4). Das 8h às 16h, as 34 unidades de saúde do município disponibilizarão o imunizante para o público-alvo da campanha, composto por aproximadamente 283 mil pessoas.
Quem quiser se vacinar no fim de semana poderá ser imunizado na Feira da Fraternidade, que acontece no estacionamento do Paço Municipal na sexta, das 18h às 22h, e no sábado (15) e domingo (16), das 12h às 22h.
Para munícipes que preferirem se vacinar sem sair do carro, no sábado e no domingo, a vacina será disponibilizada também em formato drive-thru na Craisa (avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá), das 8h às 18h. Não é necessário fazer agendamento.
A vacina contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, assim como minimizar a carga da doença.
As vacinas influenza trivalentes protegem contra complicações causadas pelas cepas de vírus H1N1, H3N2 e B. Os imunizantes podem ser aplicados junto de outras vacinas do calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações ou de medicamentos.
Documentos necessários
Para receber a vacina contra a influenza é necessário apresentar CPF, documento pessoal com foto, documento atualizado para comprovação do grupo que pertence e carteirinha de vacinação.
Grupos prioritários da campanha de vacinação contra influenza:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade;
– Trabalhador da saúde
– Gestantes;
– Puérperas;
– Professores das escolas
– Povos indígenas aldeados
– Idosos com mais de 60 anos
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
– Profissionais das Forças Armadas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo
– Trabalhadores portuários
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.