Depois de São Caetano ter entregue, em março, o primeiro hospital veterinário público do ABC em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), agora São Bernardo e Santo André disputam quem vai entregar o segundo hospital para animais da região. São Bernardo não informou a data de entrega, mas até a organização social que vai administrar o espaço já foi escolhida. O hospital veterinário andreense está com obras 90% concluídas, mas a prefeitura não cravou uma data para a entrega, porém a meta é inaugurar ainda neste semestre.
Em nota, a prefeitura de São Bernardo diz que o contrato com a Organização Social que vai gerir o Hospital Veterinário Público já está assinado e homologado. O novo equipamento funcionará dividido em dois pavimentos. “A parte de centro cirúrgico (pavimento 1) já está instalada nas dependências do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) – localizado na avenida Dr. Rudge Ramos, 1.750. A obra de adaptação da estrutura do prédio cedido pela prefeitura para a implantação da parte clínica (pavimento 2) do hospital está em andamento na avenida Dr. Rudge Ramos, 1740. O local contará com consultórios, enfermarias, laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem, entre outros”, informou o paço.
Santo André trabalha para concluir os 10% restantes da obra para entregá-la antes que o semestre acabe. A prefeitura ainda não fez a contratação da empresa que irá gerir o hospital veterinário. A contratação será feita mediante licitação que ainda não começou. Só construção consome R$ 2,8 milhões dos cofres públicos e os equipamentos ficarão à cargo da organização que assumir a gestão.
Enquanto São Bernardo informa que seu hospital veterinário terá capacidade para realizar em média 1.000 consultas e 400 castrações por mês, com custeio mensal de aproximadamente R$ 300 mil; Santo André informa que terá condições de atender 50 animais por dia, o que daria mais de mil atendimentos mensais, sem contar finais de semana e feriados. Ambas cidades planejam oferecer consultas, algumas especialidades, procedimentos cirúrgicos e exames de laboratório e de imagem.
Santo André acrescentou que será implantado no Hospital Veterinário um Centro de Adoção, onde os animais sem tutores que foram tratados poderão ser colocados para adoção. A prefeitura ainda afirmou que trabalhará próximo dos protetores dando atenção caso a caso.
Ubasa
Apesar de São Caetano ter inaugurado primeiro o seu hospital veterinário púbico da região, o equipamento ainda não está atendendo animais. A equipe está em treinamento até que a Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal), que será a porta de entrada para o sistema, seja inaugurada. A data ainda não foi marcada, mas a prefeitura espera entregar a unidade nos próximos dias.
A Fundação do ABC é a organização social que vai gerir a Ubasa em parceria com a prefeitura. As obras estão 80% concluídas e os equipamentos já começaram a ser entregues no local, segundo informou a administração. A prefeitura de São Caetano informou que a unidade de saúde oferecerá consultas de clínica geral e procedimentos de baixa complexidade tais como aplicação de medicação, fluidoterapia, curativos e hemograma simples. Os casos mais complexos serão encaminhados para o Hospital Veterinário Universitário. A Ubasa vai ocupar uma área de 150 m² que terá recepção, área de triagem, consultórios, espaço bem-estar pet (ponto de hidratação) e áreas de apoio.