Ribeirão pires realiza neste fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de março, a 1ª Entoada Nordestina, no Complexo Ayrton Senna. Apresentações teatrais, música, oficinas e contação de histórias estão na programação, que acontece nos espaços Maria Bonita, Lampião e Patativa do Assaré, todos próximos e montados no Complexo. O Palco Principal, intitulado Luiz Gonzaga, recebe shows de Frank Aguiar, Trio Virgulino, Rodrigo Régis e Tatá Alves, Rastapé & Mariana Aydar e Circuladô de Fulô.
Além de comidas típicas, a festa também terá espaço para tributos a personagens que ajudaram a construir a história de Ribeirão Pires, a exemplo da homenagem que será feita ao ator e cordelista maranhense, Francisco de Assis Coimbra dos Santos – conhecido como Assis Coimbra -, pelos mais de 50 anos dedicados à arte na cidade.
Assis chegou em Ribeirão Pires no ano de 1968 e todo seu acervo pessoal – composto por itens que remetem à cultura nordestina -, estará exposto durante os três dias de festival. O ator também fará intervenções durante o evento com o personagem de uma ‘nega maluca’. “É uma ótima oportunidade de conhecer manifestações culturais nordestinas”, diz. “Espero que este evento entre no calendário anual de festejos da cidade”, comenta Assis Coimbra em entrevista ao RDtv.
Programação da 1ª Entoada Nordestina
Sexta-feira (24/3) – As atrações começam a partir das 18h, com a cantora mauaense Aline Cordeiro, que fará uma homenagem ao forró. Às 19h, o ribeirãopirense Glauber Rodrigo apresenta canções autorais e releituras de sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. No mesmo horário, a Escola Municipal de Artes (Emarp) promove uma intervenção de dança itinerante pelo festejo.
Sábado (25/3) – Às 13h30 a Emarp volta a se apresentar com intervenções de dança e teatro. No mesmo horário, o artista da Estância, Marcelo de Castro, promove contação de histórias com bonecos. Já às 14h, Lino e Mari, também de Ribeirão, faz show de forró, e a banda paulista Lampião e Maria Bonita na Festa, também às 14h, leva música itinerante pelo espaço da Entoada. Às 15h, ainda no sábado, o festejo segue no embalo com apresentação de música com o Grupo Balaio de Canelau, ao passo em que a Cilla do Amaral e sua conhecida palhaça, Scarlett von Bisnaga, leva atividade itinerante para toda a família que percorre o espaço.
Também às 15h do sábado, Luana Belém Sales promove oficina de xilogravura. Das 16h às 19h30, o Grupo de Maracatu No Balanço das Águas, Banda Tutchava e Glauber Rodrigo levam muita música para o festejo. Com destaque para a apresentação, às 17h30, em frente ao palco principal, dos alunos da Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires (Apraespi).
Domingo (26/3) – Às 12h o Forró do Vital toma conta. Logo em seguida, às 13h, será a vez da apresentação da cantora paulistana Naluz. Às 14h, muitas ações simultaneamente: o forró do cantor Palito Nordeste sobe ao palco para cantar suas canções autorais, ao passo em que a palhaça, Scarlett von Bisnaga, volta a promover intervenções itinerantes pela entoada. A partir das 14h30, a contação de história da ribeirãopirense Cecília Muniz toma conta da entoada. Às 15h30, o Trio Malaquias sobe ao palco para cantar forró pé de serra. A 1ª Entoada Nordestina encerra com apresentação de dança da Emarp, seguido pela cantora e compositora Karla Regina.