A Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e a Prefeitura vão inaugurar neste sábado (18/03) o Hospital Veterinário Universitário, o primeiro equipamento voltado exclusivamente para o bem-estar animal na região. Em entrevista ao RDtv nesta sexta-feira (17/03), o reitor Leandro Prearo celebrou a parceria com o Poder Público e revelou os próximos investimentos da instituição realizará na cidade.
O local fará parte de um complexo na qual também fará parte a Unidade Básica de Saúde Animal (Unbasa), que será inaugurado nas próximas semanas. O sistema de atendimentos, que vai iniciar em abril, terá o mesmo método da saúde humana. A porta de entrada será a Unbasa e caso seja necessário, o pet será encaminhado para o hospital veterinário.
A equipe do hospital será formada por oito veterinários fixos, além dos docentes e alunos do curso de medicina veterinária que terão o local como uma espécie de “residência”. Terão acesso ao local os animais que pertencem aos moradores de São Caetano que contam com o Cartão São Caetano ou que já cadastraram seu pet no programa RG Animal. 8 mil animais já foram cadastrados.
“Acho que tem o ineditismo, pelo que visitamos e pesquisamos, que é o ineditismo do hospital veterinário gratuito. Mesmo em várias hospitais que são universitários, até de grandes universidades públicas, há cobrança, mesmo que com valores simbólicos, há cobrança de procedimentos. Então esse é o único que tem uma parceria de fato, completa, entre a Universidade e o Poder Público”, salientou o reitor.
Outros investimentos
Outro equipamento que virou prioridade da USCS é Centro de Inovação, o Inova USCS. “Será para várias áreas. Tem um foco na Saúde, mas é multimercado, com várias áreas também. O que vai ter nesse Centro de Inovação? Laboratórios de testes de produtos, áreas de coworking, incubadora de startups. Então, tudo agregado em um grande espaço”, explicou.
Para que o local, que será instalado no campus Conceição, saia do papel, a Universidade ainda aguarda a assinatura do contrato de financiamento junto a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O aporte aguardado é de R$ 3,9 milhões.
O local visa também completar a ação já realizada pelo Hub montado para a criação de startups. Até o momento 12 ideias conseguiram aprovação, sendo que quatro obtiveram investidores.
Também há uma expectativa sobre a construção do Centro de Pesquisas Clínicas, na rua Santo Antônio. A ideia é fortalecer o trabalho realizado durante as fases mais graves da pandemia do Covid-19, época em que a USCS foi um dos locais de testes de vacinas, como a Jansen. Agora a entidade aguarda a possibilidade de participação nos testes da Butanvac, vacina contra o novo coronavírus e que é proejada pelo Instituto Butantan.
Futuro
A USCS celebra 55 anos de fundação neste 2023, chegando a marca inédita de 10,9 mil alunos. Porém, o número pode ser maior. Em visita recente à Brasília, Leandro Prearo e reitores de outras 79 universidades municipais levaram demandas ao Governo Federal, principalmente para que sejam contempladas com programas já existentes, como o Prouni.
“Têm programas educacionais de Ensino Superior, bons programas para as instituições federais, para as instituições estaduais e nunca aparece nos editais o nomezinho ‘municipal’. Então a nossa grande demanda, entre outras, é dizer ao Governo Federal que nós existimos, que nós somos importantes na nossa localidade e que nós podemos contribuir”, explicou.
Para Prearo, caso ocorra o investimento, as instituições municipais podem ver algumas vagas “ociosas” ocupadas por bolsistas e assim tirar o peso das Universidades Federais. Aliás, o retor ressalta que é possível fazer esse investimento ao mesmo tempo que novas federais possam ser instaladas em locais que ainda não contam com esse processo.
Enquanto aguardam uma resposta da União, a USCS prepara o calendário de festas para este ano. A primeira medida ocorrerá nos próximos dias com o portal DNA USCS que visa reaproximar os ex-estudantes da instituição. Inclusive os alunos da primeira turma de formandos serão procurada para uma homenagem.