
Ruas de terra e em mau estado dificultam a entrada e saída dos moradores ao bairro Parque Represa Billings. Apesar de reclamações formalizadas aos canais de atendimento da prefeitura de Santo André, a situação não encontra solução. A administração municipal diz que a chuva intensa nos últimos dias causou a maioria dos problemas. Os cerca de dois mil moradores tem as ruas, que deveriam facilitar sua locomoção, como barreiras para saírem o voltarem para casa.
Moradora do bairro há 30 anos Josefa Juscelene Nunes de Souza, diz que acesso ao bairro sempre foi difícil, mas nos últimos meses piorou muito. “Quando é ano de eleição, arrumam a rua e fazem até capinação, mas passou esse período volta tudo à mesma”, lamenta. Ela conta que tem duas opções para sair do bairro; o carro ou caminhar pelas ruas cheias de barro até o ponto de ônibus. “Dos dois jeitos é difícil, se sujar toda para ir de ônibus ou arriscar ficar atolada com o carro nos buracos da rua. Tememos um dia ficar isolados do resto da cidade. Já chegamos a fazer até protesto porque as vans escolares não estavam conseguindo acessar o bairro”, diz a moradora da rua Mesquita.
A rua Jacobina e a avenida Ibertioga também estão praticamente intransitáveis. A situação se agrava com o movimento de veículos pesados. Como o bairro não é servido pela rede da Sabesp, o abastecimento das casas é feito por caminhões-pipa que danificam ainda mais as vias. “A gente paga um IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) muito caro pelo que temos de serviço aqui. Eu mesma paguei R$ 630 para não ter sequer uma rua decente, pagamos taxa do lixo, mas não temos nem saneamento básico”, reclama Josefa.
A prefeitura de Santo André disse que a manutenção das ruas está em dia e atribuiu às chuvas os problemas dos acessos ao Parque Represa Billings. “A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos informa que a última manutenção feita nestas vias foi em novembro de 2022. Não houve falha na manutenção. Por se tratarem de vias em Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais (APRM), são vias de terra, com revestimento em bica corrida (tipo de pavimento que mistura diferentes tipos de pedra), sujeitas à deterioração, principalmente devido às chuvas. A manutenção será realizada até sexta-feira (17/03/2023)”.
A prefeitura trabalha com um universo de pouco mais de 2 mil moradores na área. “De acordo com os dados do Censo de 2010, o Parque Represa Billings tem 1.925 moradores. A projeção é que este número chegue a 2.043 residentes atualmente no bairro”, informou o paço andreense.