
Levantamento feito em parceria com os institutos Cactus e Veredas mostrou que uma a cada cinco mulheres apresenta transtornos mentais comuns, e a taxa de depressão entre elas acomete, em média, mais do que o dobro da taxa de homens com o mesmo sofrimento psíquico.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as mulheres enfrentam, desde que nascem, uma série de implicações sociais e estruturais que as colocam frente a diferentes riscos específicos para a saúde mental.
Lidar com papéis definidos de cuidado com a casa e a família, ter que fazer dupla jornada no emprego e no lar, além de sofrer pressões por estética e enfrentar preconceitos e assédios, representam alguns exemplos de situações que causam sobrecarga mental e emocional.
Na semana em que o mundo todo celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a psicóloga Roberta Vidal, que atende diversos casos de mulheres em Santo André e São Caetano, apresenta 6 dicas sobre autocuidado feminino. Confira a seguir!
1 – Fazer atividade física
“Realizar atividades físicas ajuda bastante na liberação de sensação de prazer e bem-estar, além de ajudar a combater demandas psíquicas como acúmulo de estresse, transtorno de ansiedade, depressão e outros”, afirma Roberta.
A profissional também destaca que praticar exercícios fortalece a autoestima, uma vez que as mulheres passam a se sentir mais bonitas.
2 – Dormir bem
“Noites mal dormidas podem prejudicar muito a saúde mental das mulheres, afetando a capacidade de concentração e as alterações de humor. Por isso, repousar pelo menos oito horas por noite é muito importante para repor as energias”, orienta a psicoterapeuta.
Ela também pontua que, para dormir melhor, é crucial evitar mexer em aparelhos eletrônicos momentos antes de deitar.
3 – Adotar hábitos saudáveis no dia a dia
“Ter uma alimentação balanceada e uma rotina social tranquila trazem muitos benefícios à saúde mental e são, com certeza, hábitos de autocuidado. Esse conceito é por si só explicativo e demanda que todas nós nos cuidemos. E isso envolve o que comemos e como vivemos”, observa.
Roberta comenta que manter proximidade com familiares e amigos para conversar e se divertir é muito saudável.
4 – Ter momentos de lazer
“Reservar momentos de lazer e hobby também é uma atitude de autocuidado para as mulheres. E devemos fazer isso todos os dias. Se a gente gosta de ler um livro, assistir a filmes e séries, caminhar ou passear, que façamos”, afirma a psicóloga.
Autocuidado significa olhar para os nossos gostos e necessidades.
5 – Buscar autoconhecimento
“Outra prática de autocuidado é buscar conhecer quem somos, o que gostamos, o que detestamos, o que nos incomoda e o que nos conforta. Isso nos ajuda a ter autogestão emocional e lidar melhor com os problemas”, conclui a profissional.
A psicóloga orienta, a quem achar necessário, buscar por psicoterapia para melhorar o processo de autoconhecimento.
