O ‘Dia D’ de vacinação é conhecido na saúde como o dia de incentivar as pessoas a atualizarem a carteira de vacinação. Para além do dia, as prefeituras realizam mutirões em dias esporádicos, a fim de atualizar a imunização contra subvariantes da covid-19.
Ao RD, a gestora do curso de Farmácia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Cristina Vidal, comenta que as ações são fundamentais para maior cobertura vacinal. “Estamos com baixíssimos índices de vacinação para algumas doenças, o que traz risco de ressurgimento de doenças que estavam erradicadas. E especialmente para a covid-19, o ‘Dia D’ chama a atenção para a vacinação em massa”, explica a especialista.
De acordo com Cristina, um profissional que repassa a informação para a família, para que a mãe vacine o filho e explique a importância da imunização, evita doenças futuras. “Geralmente, o profissional de saúde é aquele profissional respeitado pela comunidade, então sem dúvida os mutirões precisam ser feitos e divulgados, para chamar um número maior de pessoas a participar dessas ações”, afirma.
‘Dia D’ no ABC
Neste sábado (04/03), Diadema realiza o ‘Dia D’ de vacinação contra a covid-19, para aplicação do reforço Pfizer Bivalente e demais doses do calendário vacinal, em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Diadema. Além disso, também será realizada ação de Multivacinação para que crianças, adolescentes e adultos que estão com alguma vacina em atraso ou dúvida sobre o esquema vacinal possam ter a caderneta vacinal avaliada pela equipe de saúde. Informações: portal.diadema.sp.gov.
Também no sábado (04), Mauá começa a aplicar a vacina bivalente nos idosos com 60 anos ou mais. Cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – Vila Assis, Magini, Zaíra 3, Flórida e Feital – irão imunizar a população das 9h às 16h. Também poderão tomar a bivalente os indígenas, quilombolas e povos ribeirinhos e imunocomprometidos, acima de 12 anos – este grupo inclui indivíduos com HIV, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, pacientes em hemodiálise e oncológicos.
No local, os idosos devem apresentar documento com foto (RG ou CNH) e carteirinha de vacinação. Imunocomprometidos também precisam levar laudo, exame ou receita. Já os indígenas e quilombolas, o comprovante/declaração de pertencimento firmado pela liderança local. Para os integrantes de povos ribeirinhos é necessário apenas a autodeclaração.
Pessoas em atraso com alguma das doses contra a Covid também poderão ser imunizadas, de acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde para cada grupo etário. A vacina está disponível para o público a partir de 6 meses de idade.
São Caetano tem vacinação contra covid-19 aos sábados em oito locais: são seis Unidades Básicas de Saúde, a Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente e o drive thru da Garagem Municipal. É necessário realizar agendamento pelo site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos.
Outras datas
O ‘Dia D’ de vacinação em Rio Grande da Serra aconteceu no dia 11 de fevereiro em Rio Grande da Serra, na UBS do Centro – rua Prefeito Cido Franco, nº500, Vila Arnoud. Agora, a Prefeitura planeja uma nova vacinação em massa para o dia 1º de abril. São Bernardo também programa um mutirão de vacinação para 11 de março, quando haverá atualização da carteira de vacinação com oferta de todas as doses do calendário nacional de imunização.
Já Ribeirão Pires busca aplicar a vacinação com a dose bivalente em imunocomprometidos acima de 12 anos, idosos acima de 70 anos e ILP acima de 12 anos. As dose estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBS e USF da Estância. A cidade, no entanto, não programou ‘Dia D’ de vacinação.
Em Santo André, desde o dia 25 de fevereiro, mais de 10.500 pessoas acamadas, imunossuprimidos com mais de 12 anos e munícipes com mais de 70 anos já foram vacinados com o imunizante bivalente contra a Covid-19. Neste sábado (04/03), idosos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) também serão vacinados e a partir de segunda-feira (06/03), pessoas com mais de 60 anos também serão vacinados, sem necessidade de agendamento prévio, nas 34 unidades de saúde do município. Não há previsão de dia D de vacinação para este sábado (04/03).
.