Os moradores da rua Saquarema, no Parque Erasmo Assunção, em Santo André, temem que suas casas sejam atingidas por deslizamento de terra e que os imóveis que estão no morro que fica nos fundos, de frente para a avenida Itamarati, desabem. Entre as duas vias há um grande desnível de terreno e cada vez mais as casas e prédios da avenida ficam mais altos. O temor é que o muro de arrimo existente no local não suporte o tamanho destas construções. A prefeitura fará vistoria no local.
Prédios de três a cinco pavimentos são construídos na avenida Itamarati dando fundos para o muro de arrimo que protege pelo menos seis casas que estão na rua Saquarema. Na noite de quarta-feira (01/03) os moradores tomaram um grande susto, uma explosão em um dos imóveis da parte de cima, ainda sem origem identificada, arremessou detritos nos quintais e telhados das casas. Segundo uma das moradoras, que preferiu não ser identificada, a maior parte deste material era vidro e não atingiu ninguém.
“Esses estilhaços vieram depois de uma grande explosão. Não sabemos ao certo onde, mas caiu tudo aqui em baixo. O nosso medo é que essas casas venham abaixo, porque vemos muitas infiltrações e o muro de arrimo não sei se aguenta o tamanho dessas construções. Todo dia a gente vê esses prédios aumentando, isso dá muito medo”, desabafa a moradora.
A prefeitura informou, em nota, que a Defesa Civil não chegou a ser acionada para o local por conta da explosão relatada pelos moradores. “A Prefeitura de Santo André afirma que fará vistoria no local para verificar os relatos dos moradores sobre o desnível do terreno e averiguar a regularidade do imóvel. Até o presente momento a Defesa Civil não havia sido acionada para verificar o caso (da explosão)”.