
A UPA da Vila Luzita é a primeira de Santo André a contar com sala de teleatendimento. O serviço, que tem como objetivo diminuir o tempo de espera pelo atendimento médico, começou a funcionar nesta semana e a expectativa da Secretaria de Saúde é levar o serviço para as outras cinco unidades de emergência já nos próximos meses.
Com o atendimento virtual, após passar pela triagem, o paciente que apresenta queixas mais leves é encaminhado para uma sala especial do serviço, onde um enfermeiro conduz a interação com o médico clínico, que é feita por meio de um computador, equipado com câmera de alta definição. O local também conta com outros recursos, como impressora na qual o médico pode solicitar exames e indicar medicações que são ministradas na própria unidade.
Como se trata de um projeto-piloto, o teleatendimento da UPA Vila Luzita, por enquanto, funciona das 8h às 12h e das 14h às 19h. O planejamento da Secretaria de Saúde é estender o serviço para outras unidades e ampliar o horário de atendimento.
A sala de teleatendimento está identificada por meio de adesivos e fica ao lado da recepção principal. Jeferson Tomaz de Paula, 35 anos, morador da Cidade São Jorge, buscou atendimento na unidade nesta quarta-feira (01/03) e por se tratar de um caso mais leve, já que ele estava com dor no nervo ciático, foi encaminhado para o teleatendimento. “Gostei bastante, o médico foi bem investigativo, perguntou coisas que há muito tempo ninguém perguntava. Acho que essa sala vai acelerar o andamento das consultas”, avalia Jeferson, que é usuário frequente da UPA.