No sábado (25/2) a USCS (Universidade de São Caetano do Sul) volta com o Programa de Apoio às Entidades Sociais (PAES), uma atividade de extensão que visa capacitar o estudante para desenvolver projetos com instituições da região, como asilos, orfanatos, creches, ONGs, comunidades e coletivos. Com, isso trabalham o senso de cidadania. A oficina de capacitação começa neste sábado e uma das novidades este ano é a possibilidade da criação de projetos sociais no formato online.
O programa da USCS está inserido na política institucional da universidade desde 2001. Surgiu a partir de uma reflexão entre estudantes e a direção da instituição sobre a necessidade de haver uma ação imediata de contribuição comunitária na região. O projeto foi aprovado e transita com sucesso em todas as graduações.
Na prática, os participantes precisam, primeiramente, passar pela capacitação na Oficina de Empreendedorismo Social, onde aprendem métodos sobre como elaborar um projeto de intervenção social e dialogar com a comunidade. Tudo isso antes de ir a campo. A USCS tem um banco de instituições cadastradas e conveniadas no ABC. Porém, os estudantes também podem identificar novas demandas e oportunidades.
Instituições de toda região e imediações de São Paulo podem se cadastrar no programa pelo e-mail paes@online.uscs.edu.br. “Os estudantes que participam do PAES são transformados”, revela Ricardo Carvalho de Almeida, coordenador de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização da USCS. Almeida diz que essa prática vai além da formação para o mercado de trabalho. “Ajudamos esses alunos a formarem cidadania e senso de comunidade e pertencimento”, diz.
O programa também está alinhado com as diretrizes para desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Sendo assim, todos projetos desenvolvidos devem ter aderência a um ou mais desses objetivos”, afirma.
A cada semestre, os estudantes podem desenvolver projetos diferentes ou dar continuidade ao mesmo, de forma individual ou em grupo.