
O consumo excessivo de álcool traz diversos prejuízos à saúde. Só em 2022, o número de óbitos por doenças ligadas ao etilismo chegou a 2,5 mil, de acordo com a Coordenadoria de Controle de doenças (CCD), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Marcelo Ribeiro, diretor do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), o álcool é a única substância psicoativa comprovadamente relacionada tanto à piora do padrão e das complicações de consumo de outras drogas, quanto das comorbidades psiquiátricas associadas, como depressão e ansiedade.
Esta droga, além de causar dependência, está ligada a mais de 200 doenças e lesões, tais como distúrbios mentais e comportamentais e doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Outra consequência do consumo de álcool é a perda de percepção, principal causador de acidentes no trânsito.
Segundo a CCD, foram realizados, nos últimos três anos, 4,9 mil atendimentos relacionados ao uso de álcool, sendo, 1.661 em 2020, 1.575 em 2021 e no ano passado 1.673. Nestes atendimentos estão inclusos também os pacientes poliusuários, aqueles com diagnóstico para dependência e/ou uso nocivo para mais de uma substância.
Não existe limite seguro para o consumo de bebidas alcóolicas. Após a análise dos dados de saúde de 195 países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que, em qualquer nível, o consumo de álcool reduz a expectativa de vida, especialmente por doenças neoplásicas (câncer). Portanto, o álcool nunca pode ser encarado como um mero produto de consumo, mas sim como uma fonte potencial de riscos de doença, que requer políticas específicas, tanto em aumento de faixa etária para início do consumo, quanto a redução do uso em geral.
Dicas para aproveitar o Carnaval com saúde:
• Hidratação: o álcool potencializa a desidratação e aumenta a diurese (produção de urina pelo rim), então é necessário beber bastante água para manter o bom funcionamento do organismo;
• Alimentação: opte por alimentos leves, como verduras e legumes cozidos e evite frituras, doces e alimentos gordurosos.