Em vias de realizar a licitação de um dos lotes do transporte público, a Prefeitura de Diadema iniciou uma série de escutas com a população para entender as demandas que podem ser incluídas no futuro processo licitatório. Em entrevista ao RDtv nesta quinta-feira (16/02), o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Vanderly Lima, falou sobre os objetivos da ação realizada de maneira presencial e virtual.
“Começamos com a audiência pública que serviu para informar a população daquilo que nós estamos pensando em fazer com a nova modelagem de concessão. A gestão do prefeito Filippi é uma gestão que ouve a nossa população. Ao ouvir a população não significa que será uma ação deliberativa, mas sim para colher sugestões para ver a realidade do povo”, explicou.
A audiência pública citada pelo secretário ocorreu no último dia 13 de fevereiro, no Teatro Clara Nunes. Além disso, a Prefeitura abriu um site (www.novotransportediadema.com.br) para que outras sugestões sejam colocadas. A ideia é complementar essas informações com aquelas que foram colhidas em uma pesquisa realizada entre os dias 24 e 28 de outubro do ano passado.
Foram 611 entrevistas, separadas pelas por um grupo que representou cada uma das mais de 20 linhas que passam pelo território. Deste grupo, 74,14% só utilizam o transporte municipal. Os demais utilizam outros tipos de transportes públicos (trólebus e ônibus intermunicipal) e privado (aplicativo).
Dos 11 aspectos do transporte que foram analisados neste levantamento, sete contavam com um índice maior de aprovação do que desaprovação. Confira a lista:
Demais investimentos
Vanderly também relatou a entrega de seis novos microônibus para a cidade e a proposta de ter 100 novos abrigos na cidade durante o ano, sendo que haverá uma troca também nos locais que contam apenas com um poste de cimento demarcando o local de parada. A ideia é ter nestes locais uma sinalização metálica.

Além disso, nos próximos 30 ou 40 dias a Prefeitura quer inaugurar a quarta ciclofaixa da cidade, na avenida Casa Grande, mesmo local em que segue planejada a instalação de uma faixa prioritária para o transporte público, em um sistema diferente dos corredores devido ao espaço territorial que impede a instalação de uma faixa exclusiva.
A Prefeitura de Diadema também quer ampliar as conversas com o Governo do Estado, principalmente após as reclamações sobre o fato da cidade não ter sido contemplada nos planos de mobilidade anunciados para a região que incluíram a chegada do metrô (linha 20-Rosa) e do BRT-ABC. Outro debate será sobre a qualidade do transporte nas linhas intermunicipais, algo que está irritando o Poder Público.
Outro objetivo é aumentar a divulgação do projeto “Diadema Integra” que visa devolver ao munícipe o valor pago na baldeação entre as linhas municipais e o trólebus, dentro dos terminais. Atualmente o valor pago nas catracas é de R$ 1,15. O Poder Executivo até tentou retirar os equipamentos de cobrança, mas a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) não aceitou.