ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Construção em favela brasileira chega à final de concurso de arquitetura

Os finalistas foram escolhidos por votação – que está aberta novamente, para a definição dos vencedores, até o dia 23 de fevereiro (Foto: Leonardo Finnotti/Archdaily)

Uma casa popular da periferia de Belo Horizonte está na final de um importante concurso de arquitetura internacional. Promovido pelo Archdaily, o principal portal de arquitetura do mundo, o Building of the Year 2023 anunciou nesta quarta-feira, 15, os cinco finalistas de suas 15 categorias. A Casa no Pomar do Cafezal, construída numa estrada de terra, em uma viela íngreme do Aglomerado da Serra, que abriga cerca de 100 mil pessoas, é uma das cinco finalistas da categoria Melhor Casa, e a favorita.

Este é o segundo projeto do coletivo de arquitetos, engenheiros e estudantes chamado Levante, liderado por Fernando Maculan e Joana Magalhães. O objetivo do grupo é elaborar projetos e trazer fornecedores e patrocinadores para a arquitetura de favelas de Belo Horizonte. “O projeto da casa representa um modelo construtivo que utiliza materiais comuns nas favelas, com implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando em um espaço com grande qualidade ambiental”, diz o projeto.

Newsletter RD

Único concorrente com impacto social, o projeto disputa o título com uma casa de vidro, perto de Berlim, idealizada para uma família pequena que recebe muitos convidados; com uma casa-abrigo, construída por um casal de vietnamitas pensando na aposentadoria; com uma casa em uma vila residencial numa área de clima desértico na Índia; e com uma casa em terracota construída para uma família no México.

Os finalistas foram escolhidos por votação – que está aberta novamente, para a definição dos vencedores, até o dia 23 de fevereiro.

A casa ocupa uma área de 66 m² e é dividida em dois níveis – e a estrutura ajuda a dar sustentação a outras casas. Ela foi construída com os materiais usados habitualmente na construção das casas em comunidades. O valor também é semelhante. A diferença está na forma como esses materiais foram usados, garantindo um melhor ambiente.

Os vencedores serão conhecidos no dia 23 de fevereiro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes