Especialistas dão dicas para maquiagem bonita e saudável no Carnaval

Grande aposta de make neste Carnaval é o uso de glitters (Foto: Divulgação)

A poucos dias para o Carnaval, muitos foliões estão à procura de maquiagem para brilhar e se destacar na folia. Lucas Guilherme, docente do curso de maquiagem profissional do Senac São Bernardo, recomenda os consumidores ficarem atentos aos produtos que podem causar alergia na pele. Geralmente os foliões vão para os bloquinhos, ao ar livre, e precisam de uma make com boa fixação, que não seja tão cara e podem ter problema.

Guilherme destaca o glitter, como uma das saídas para escapar do alto preço, por ser um item que cabe no bolso de muita gente. “A grande aposta do Carnaval deste ano são os glitters, Além de ser um produto barato, pode ser usado no rosto e no corpo, como iluminador. Com a variedade de cores que o glitter oferece, o folião pode fazer uma make chamativa para o Carnaval”, afirma.

Newsletter RD

Lucas Guilherme dá dicas de como fazer uma maquiagem impecável para o Carnaval:

Pré-maquiagem – para começar, é sempre importante limpar bem a pele, e aplicar um bom protetor solar antes, pois além de proteger contra o sol, ele hidrata a pele.

Olhos – para os olhos, é o uso da paleta de sombras. A dica é usar um pouco de água nas sombras, para intensificar a cor. Logo depois, usar um esfumaçado ou criar delineados gráficos.

Boca – usar cores chamativas, com o uso de batons e glitters. Fazer um pré-corpo, com um batom comum. Depois aplicar um gloss. Logo apôs inserir o glitter por cima, para ficar com a boca marcada

Pele – para a pele ficar toda iluminada, é importante misturar iluminador ou glitter, com um pouco de óleo corporal, para um efeito bronzeado e luminosa.

Produto confiável

Os consumidores precisam ficar em alerta aos produtos que são vendidos e seus componentes, na hora de passar na pele. Renata Nunes Achar Fujii, médica com especialização em dermatologia e docente no curso de Medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), diz que é fundamental utilizar produtos específicos para o uso na pele de marca e origem confiável, ao se maquiar.

A dermatologista destaca a utilização do protetor solar antes da maquiagem com FPS mínimo de 30 e reaplicar a cada duas horas. “Hoje existem protetores em brumas que podem ser usados nessas reaplicações durante o dia, esse formato de spray facilita ser passado por cima de tudo e protege do sol sem prejudicar a maquiagem”, afirma a médica.

Nos cabelos, Renata recomenda não usar as pomadas pra modelar e fazer trançados. “Todas elas estão suspensas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] por trazer riscos aos olhos incluindo cegueira momentânea”, adverte a professora da USCS.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes