A Câmara de São Caetano terá o seu recesso levantado nesta terça-feira (31/01) para a votação, em duas sessões, de três projetos do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). Serão debatidas as saídas do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, e o desmembramento da Secretaria de Planejamento e Gestão que se transformará em duas pastas distintas.
Sobre a saída da Agência, Auricchio considera que apesar da contribuição associativa de R$ 10 mil mensais para a entidade, “ao longo do último trimestre não foi possível verificar o cumprimento de finalidade associativa, ou qualquer outro benefício para a cidade em integrar aquela entidade”.
O pedido para deixar a entidade acontece após São Caetano sediar, em 2022, na USCS, uma série de debates sobre o futuro da indústria no ABC, promovido exatamente pela Agência. Tal proposta para sair deste grupo preocupa o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira.
“Acho que São Caetano é uma cidade importantíssima nessa articulação regional. Achamos que São Caetano é uma cidade importante para fortalecer as ações aqui na Agência. Fico triste com essa decisão, porque acho que podemos construir muita coisa, como já discutimos muita coisa, tentando entregar diversas questões. Então ficamos tristes e preocupados, porque o ABC é o ABC porque todas as cidades se juntaram em algum momento para organizar esse ecossistema político, econômico e social”, disse Oliveira ao RDtv, nesta segunda-feira (30/01).
No caso do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de São Caetano alega duas questões, economicidade e que “não se verifica o cumprimento de suas finalidades nas ações regionais”. A saída foi anunciada junto com decisões idênticas de Ribeirão Pires e São Bernardo, em dezembro do ano passado, logo após a escolha do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), como o novo presidente. Internamente as três cidades que querem deixar a entidade preferiam o nome do prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT).
Secretaria
Outra pauta é o desmembramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que será transformada em duas pastas separadas. Uma será a Secretaria Municipal de Gestão e Governo Digital, e a outra será a Secretária Municipal de Planejamento.
“O modelo atualmente em curso na Prefeitura de São Caetano do Sul já não consegue atender com excelência e agilidade os desafios impostos aos órgãos da Administração Pública Direta quando nos referimos à modelagem das estruturas organizacionais, bem como nos cargos de direção, chefia e assessoramento”, justifica Auricchio.
A primeira sessão iniciará às 10h e a segunda sessão levante ocorrerá logo após o fim da primeira. Será a primeira sessão presidida por Pio Mielo (PSDB) após seu retorno ao comando do Legislativo.