ABC - domingo , 4 de maio de 2025

Temporal causa estragos e pontos de alagamentos no ABC

Avenida Kennedy, em São Bernardo, foi tomada pela água (Foto: Reprodução/Facebook)

O temporal de domingo (29/01) causou danos e pontos de alagamentos no ABC. Segundo observações da Coordenaria Estadual de Defesa Civil, estava prevista uma chuva de 20mm, mas o observado pelas prefeituras da região foi o dobro. Com tanta chuva em pouco tempo (cerca de uma hora), ruas, avenidas e empreendimentos foram afetados e prejuízos contabilizados.

No bairro Camilópolis, segundo subdistrito de Santo André, as fachadas de alguns comércios ficaram destruídas por conta do vendaval. Pelo menos duas empresas foram afetadas externamente na rua Sidney, altura da rua Santa Isabel. Ainda dentro do município, segundo a prefeitura, “duas árvores caíram”.

Newsletter RD

Sobre pontos com alagamentos, a Prefeitura destaca que oito pontos de alagamentos foram registrados, são eles nas avenidas Industrial (altura do Parque Prefeito Celso Daniel), Ramiro Coleone, Firestone com a Andrade Neves e rua das Figueiras com a José Amazonas.

Outros pontos também foram afetados e estão nas divisas de Santo André com São Caetano. A confluência da rua São José com a avenida dos Estados, a avenida Lauro Gomes com a Guido Aliberti, altura do Cemitério Vertical e avenida dos Estados com a rua Felipe Camarão também foram afetados com os alagamentos.

A administração destaca que não houve registro de ocorrência com vítimas, desabrigados ou desalojados. Um shopping, na região central da cidade, ficou com corredores alagados e parte do teto ficou danificado.

São Caetano também confirma problemas com tempestade. A Defesa Civil informa que houve uma chuva forte no fim da tarde e começo da noite de domingo (29/01), de 40 mm (milímetros)o que causou apenas alguns pontos de alagamentos, sem vítimas ou prejuízo de veículos. A Prefeitura não detalhou quais os locais com alagamentos, no entanto, entre os pontos que sofrem com as enchentes ou acúmulo de água, podem ser considerados aqueles na divisa com Santo André.

Em São Bernardo, a Defesa Civil destaca que a cidade foi acometida por chuva intensa na tarde de domingo (29/01). Em cerca de uma hora, os pluviômetros chegaram a registrar volume médio de chuva de 38 mm, no Jardim Leblon, quando o previsto para o dia todo pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil era de 20 mm.

Na cidade foi registrado acúmulo de água em pontos das avenidas Pereira Barreto, Kennedy, Helvétia e na rua Miro Vetorazzo. Outras ocorrências relacionadas à forte chuva não foram registradas.

Nas redes sociais, alguns comentários chamaram a atenção. “Infelizmente há muito asfalto para tanto volume de chuvas”, diz Conceição Santos. Joselenes Souza Santos afirma que uma cena em que nas imagens é que não vê lixo nas ruas. “Há varrição e coleta e os moradores são mais educados”, diz.

Em Diadema, a Defesa Civil não recebeu chamado no domingo, no entanto, nesta segunda-feira (30/01), no final da tarde, o setor foi informado sobre a queda parcial de um muro. Não houve vítimas, mas uma vistoria está programada para ocorrer, assim que mais detalhes forem passados à Prefeitura.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes