Aprenda a cuidar do pinheiro natural

A dica é escolher boa muda, com o torrão de terra que envolva as raízes / Foto: Marciel Peres

A árvore de Natal ganhou muitos formatos, tamanhos e materiais, mas o tradicional pinheiro natural nunca perdeu a preferência. Então, que tal cuidar da planta e garantir o próximo aniversário do Menino Jesus de bem com a natureza? Nilton Soares Val, engenheiro agrônomo e paisagista, afirma que é possível cultivar um pinheiro por cinco anos em vaso, se houver espaço que receba bastante luz do sol e terra de boa qualidade.

A dica é escolher boa muda, com o torrão de terra que envolva as raízes. “O torrão deve ser grande e bem preso ao caule e as raízes devem estar em maior quantidade possível” ensina. O engenheiro agrônomo diz que a melhor época para comprar pinheiros naturais é bem antes do Natal. Em razão da grande demanda em dezembro, muitas vezes o pinheiro não é retirado com cuidado e as raízes podem estar danificadas.

Newsletter RD

O pinheiro Tuja é a espécie mais indicada para cultivar em casa. A muda deve ser comprada com cerca de 60 cm. Se houver espaço de terra disponível para as raízes, a planta pode chegar a 4 metros na fase adulta, atingida em 9 meses. O vaso ideal para o cultivo de um pinheiro deve ter média de 1,5 m², ou, se for circular, 80 cm de diâmetro. A profundidade apropriada também gira em torno de 80 cm.

A irrigação da planta deve ser feita uma vez por semana de maneira lenta e abrangendo todo o vaso “Não se deve encharcar a raiz e é preciso garantir que todo o torrão fique igualmente úmido”, recomenda o paisagista.

Outro cuidado é com a adubação, em geral feita quatro vezes ao ano e pelo próprio dono. São necessários em média 70g de fertilizante nitrogenado a cada aplicação e o adubo deve ser depositado na periferia do vaso, nunca em contato com o caule da árvore.

A poda também pode ser feita pelo dono da planta, mas com tesoura apropriada. Segundo Val, a poda é importante porque estimula a entrada de luz e ajuda no processo de brotação. Os galhos secos devem ser eliminados logo na base, rentes ao tronco.

É preciso, também, cautela em relação ao enfeites colocados na árvore. O especialista comenta que o principal perigo está associado ao peso, por isso é necessário bom senso para que os galhos não entortem ou sejam feridos. Em geral, luzes de Natal não oferecem grande risco, por causa da baixa potência. “No entanto, o pinheiro pode ser prejudicado se a temperatura das luzes for acima de 20 graus”, diz. “Cultivar a planta é excelente ideia”, comenta o engenheiro agrônomo e paisagista, de Santo André.
 

CONTATO
Nilton Val – telefone: (11) 4436-1953
www.jardinarte.com.br

Dicas importantes

Vaso: 1,5 m² ou 80 cm de diâmetro e 80 cm de profundidade

Irrigação: 1 vez por semana

Adubação: 4 vezes ao ano, 70g de fertilizante

Poda: eliminação de galhos secos pela base

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes