Os primeiros hospitais veterinários municipais estão perto de serem entregues à população. O de São Caetano, segundo previsões do reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, será entregue no “final de janeiro”, uma antecipação, de um mês em relação a última fala, em dezembro, quando as projeções eram para “a segunda quinzena de fevereiro”. A obra, no entanto, no ato da assinatura do contrato da Prefeitura com a universidade, tinha prazo de entrega para o segundo semestre de 2022.
A unidade de Santo André, projetada pela Prefeitura para ser o primeiro hospital veterinário público do ABC, tem prazo para ser entregue no fim de fevereiro. No entanto, na semana passada, foram concluídas 65% das obras, o que deixa o cronograma apertado para ser inaugurado em cerca de 40 dias.
A obra foi anunciada em fevereiro de 2022, com previsão de conclusão de 12 meses. No entanto, o prefeito Paulo Serra minimizou atrasos e reiterou que a unidade deve ser entregue em abril, no aniversário de Santo André. “Eu tenho falado que será no primeiro semestre deste ano, mas ainda é possível entregar em abril, apesar das chuvas terem atrapalhado um pouco”, diz.
Os hospitais são demandas antigas dos moradores das duas cidades e vêm ao encontro das pautas de bem-estar e saúde animal, assuntos que ganharam projeções nos últimos anos.