
Moradores do Parque Andreense, em Santo André, sofrem há anos com a ausência de asfalto no bairro. Por estar localizado em uma região de manancial, é necessário utilizar o asfalto ecológico, que se encontra apenas em uma pequena parcela do bairro. Além disso, os munícipes também reclamam da falta de saneamento básico, segurança, fornecimento de energia elétrica e médicos plantonistas na Unidade de Saúde para atender casos de emergência.
Como a maior parte do bairro não possui o pavimento, em dias de chuva, a terra sem cascalhos ocasiona acidentes e os carros ficam atolados, situação que faz com que os pedestres também fiquem impedidos de trafegar pelo local.
Em entrevista ao RD, o contador e morador da região, Luiz Carlos da Silva, relata que sem o asfalto também não há água encanada e tratamento de esgoto. Segundo o munícipe, o bairro é abastecido por um caminhão pipa, que acaba prejudicado pelos dias chuvosos, já que as ruas ficam cada vez mais esburacadas. “Quando chove o trabalho de colocar os cascalhos some”, diz.
Os moradores do Clube de Campo também reclamam da situação das ruas, que se encontram esburacadas e sem manutenção necessária no asfalto. Para eles, o assunto precisa de mais atenção já que é impossível trafegar pelo bairro e isso interfere em suas vidas pessoais.
Saneamento básico
Apenas uma parte do bairro possui tratamento de esgoto. Enquanto outros moradores contam com a fossa séptica, outra parte não possui condição para comprar e acaba por descartar os resíduos na rua. Apesar de seis meses atrás a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) ter realizado um trabalho no bairro para abastecimento de água, o local ainda não possui água encanada.
Energia
Por se encontrar em uma área de mata, muitas árvores crescem no bairro, e por isso, com chuva, vento e falta do serviço de poda, a rede elétrica é outro ponto afetado, em razão da queda de árvores no local. Com inúmeros comércios e moradores que trabalham em home office, como é o caso de Luiz, o trabalho fica comprometido, já que também não há sinal de telefonia móvel.
Saúde
Uma outra questão levantada pelo munícipe é a situação da Unidade Básica de Saúde do Parque Andreense, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Segundo ele, falta de médicos plantonistas para casos de emergência a partir das 18h. “Há muitos idosos e crianças que, quando adoecidos, precisam se locomover para cidades vizinhas. Percebemos que esqueceram de nós. Um problema está amarrado em outro, como esse, que temos que nos deslocar para tentar resolver parte da situação”, reclama.
Segurança
Apenas com um posto da Polícia Rodoviária, os moradores também sofrem com assaltos, já que pela grande mata e difícil acesso ao local, os assaltantes conseguem fugir facilmente da região. Para se ter ideia, para tentar contornar o cenário de insegurança, os munícipes recebem ajuda de policiais de Ribeirão Pires e Mauá, que fazem rondas pelo bairro. “Há um mês um morador teve sua casa invadida e levaram seus pertences. A única época que tinha ronda e policiamento era quando um Coronel morava no bairro, mas hoje não mais”, reclama Carlos.
Questionada, a Prefeitura de Santo André não respondeu até o fechamento da reportagem.