
A educação, logo após a área da saúde, foi o setor que mais foi afetado pela pandemia. Escolas fecharam e alunos ficaram em casa. Apesar do cenário desfavorável entre os anos de 2021 e 2022, a reabertura das unidades trouxe e volta para as salas de aulas crianças e jovens das mais variadas faixas etárias. Esperava-se uma alta evasão escolar, mas dados apresentados pelas prefeituras mostram um cenário diferente.
Em São Caetano, a rede municipal soma um total de 20.715 alunos e de acordo com a Secretaria de Educação, não houve evasão após a pandemia de covid e “todos os alunos retornaram para o ano letivo”. Ainda de acordo com a Pasta, a taxa de frequência tanto em 2022 quanto em 2020 foram as mesmas, 97%. O percentual leva em consideração os estudantes retidos por rendimento.
São Bernardo destaca que sua rede tem 80 mil estudantes matriculados. Sobre os números e frequência ou evasão, a Secretaria de Educação não divulgou dados, mas afirmou “monitorar constantemente a participação dos alunos na rotina escolar”. A pasta mantém contato permanente com as famílias para busca ativa destes estudantes. Uma das estratégias utilizadas é a metodologia criada pela Unicef para apoiar os municípios na identificação das crianças que estão fora da escola.
Já em Santo André, o segundo maior município do ABC, a Secretaria de Educação informa que atualmente estão matriculadas na rede municipal de ensino 11.435 crianças na Educação Infantil (Creche + Pré-Escola) e 23.171 crianças no Ensino Fundamental em 2023. No caso da Educação de Jovens e Adultos, com base no levantamento de novembro de 2022, o número de alunos era de 2.937, porém, neste momento, a rede municipal encontra-se em período de inscrições, sendo assim não é possível precisar este número.
Sobre os números de evasão escolar, do total de matriculados em 2022, a taxas de abandono escolar foram as seguintes “no Ensino Fundamental, 0,2%, e na EJA de 28,66%”. A Secretaria ainda discorre que no ano passado a média diária de frequência foi de 74% no Ensino Fundamental (não foi realizado levantamento em 2020 por conta do modelo híbrido de ensino praticado no período). No caso da EJA, em 2020 foi computada média diria de frequência de 88,59% e, em 2022, de 61,77%. Até o momento, em 2023, a Estância possui 7.073 alunos matriculados no ensino municipal.
No município de Ribeirão Pires, o total de alunos matriculados na rede municipal, até esta terça-feira (10/01) era de 7.023. Já em 2022, “do total de 7.695 alunos matriculados, apenas 12 não voltaram à escola”. A nota da Secretaria de Educação destaca que em 2020, nenhuma evasão foi registrada. A Secretaria de Educação registrou apenas dados de devolutiva de atividades daquele ano. Por fim, em 2022, no entanto, a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires registrou uma média de 86% de frequência de alunos.
A questão da evasão escolar, em linhas gerais, é levada a sério e as prefeituras mobilizam esquipes para entender o motivo de crianças e adolescentes não aparecerem para as aulas diárias.
Em Diadema, ao final de 2022, de acordo com o Censo Escolar havia 30.356 estudantes matriculados na rede de ensino, e neste ano o número de alunos só será consolidado em maio.
Apesar dos dados ainda não estarem consolidados, a Secretaria de Educação tem colocado em prática ações que visam a reduzir a evasão escolar. Segundo Ana Lúcia Sanchez, secretária municipal de Educação, “o primeiro passo é a conscientização”, para ela é importante levar incentivos e ações de convencimento para minar a evasão.
Outro ponto colocado pela secretária e a execução do programa Escola que Protege, a proposta estabelece parâmetros de segurança para infância e reforça que a escola é um “lugar de cidadania”. Para a secretária é importante identificar diversos aspectos e dar assistência aos alunos que “sofrem diversos tipos de violência, vulnerabilidade alimentar ou outras questões socioafetivas”.