
Considerado o Rei do Futsal, Falcão retirou um “espinho” entalado na garganta há um ano. Neste domingo (8), no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, Adib Moysés Dib, ele recuperou o título do Reis e Rainhas do Drible 2023, evento que valoriza o futebol arte. E o fez em grande estilo. Além da vitória por 21 a 15 da sua equipe, capitaneada por Debinha, sobre o time de Diego Ribas, ele levou o troféu de Rei do Drible, como o melhor da partida.
Falcão marcou 14 pontos, “fora o baile”, como se diz na gíria do futebol de rua. Além de várias jogadas geniais, ele pontuou com três chapéus e cinco gols, um deles de bicicleta, após um passe de costas de Adonias. O companheiro do craque do futsal foi o segundo maior pontuador, com sete, empatado com Lucaneta, do time Diego Ribas (o ex-craque do Flamengo marcou cinco pontos).
“Era isso que eu queria. Ficou um ano engasgado. É claro que a gente vem para se divertir, mas quando começa, você pensa no troféu. Confesso que eu estava despretensioso, senti uma dor no joelho, mas ainda bem que foi só no final”, disse Falcão, lembrando da derrota em 2022. “Esse ginásio parece ter nascido para esse evento. Eu amo jogar aqui. A energia é incrível. O público comparece. Aqui tem uma coisa diferente e consegui curtir muito isso. Ano que vem tem mais”, completou ele.
O Reis e Rainhas do Drible 2023 foi um sucesso dentro e fora de quadra. O Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo Adib Moysés Dib recebeu lotação máxima. Todos os seis mil ingressos colocados à disposição foram trocados por alimentos. Com isso, foram arrecadadas oito toneladas de mantimentos, que estão sendo doados para entidades assistenciais de São Bernardo, cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
Além de Falcão e Adonias Fonseca, o Time Debinha, contou com Diego freestyle e o goleiro Careca. A partida foi equilibrada, mas a equipe vencedora esteve sempre na frente. No máximo, o time de Diego – que teve também o francês campeão mundial de futebol freestyle Sean Garnier, Lucaneta, Thaisinha e o goleiro Lucas Oliveira – conseguiu chegar ao empate no placar.
Falcão, Diego Ribas, Adonias e Lucaneta protagonizaram os lances de mais habilidade neste domingo. Belos gols, chapéus, dribles e muita camaradagem marcaram a partida. Ao marcar seu gol de bicicleta, Falcão autografou uma bola e chutou para a plateia. Adonias foi mais irreverente, vestindo uma máscara do Batman após balançar as redes. Nos desafios 1×1, sobrou habilidade nos dribles.
Valorização do drible
Das arquibancadas, muitas crianças gritavam: “Dá uma caneta!”, “Manda um chapéu!”. Isso resume a essência do Reis e Rainhas do Drible e justifica a mudança de regras para 2023. Para este ano, o drible – como caneta, meia-lua e chapéu – passou a valer ainda mais. Na pontuação do jogo, uma jogada de efeito valeu três pontos e o gol valeu um.
O formato de disputa teve dois tempos de 12 minutos, com cronômetro parado, disputada por equipes compostas por três jogadores na linha e um goleiro. O evento uniu elementos do futsal, futebol e freestyle e contou com muita emoção nos desafios individuais.
O Reis e Rainhas do Drible 2023 teve patrocínio de Dorflex, Pixbet, Umbro, Supermercado Bem Barato, e apoio da Altipisos e Prefeitura São Bernardo do Campo. A realização do evento foi da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.