ABC - segunda-feira , 5 de maio de 2025

Anchieta-Imigrantes deve receber até 5 milhões de veículos durante Operação Verão

A Ecovias – concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) deu início na última semana a Operação Verão 2023, período que costuma ser mais movimentado nas principais rodovias do sistema. A previsão é que, até 27 de fevereiro, quando termina a operação, pelo menos 5 milhões de veículos passem em direção ao litoral paulista, dos quais pouco mais de 1 milhão acessam as praias entre as semanas de Natal e Ano Novo.

Por conta do alto fluxo de veículos, o coordenador de Tráfego e Operações da Ecovias e Ecopistas, Roberto Kimura, explica que a concessionária intensificou o efetivo e, além disso, prepara diversas operações especiais a fim de auxiliar os motoristas. Em entrevista ao RDtv, o especialista orienta, ainda, que neste período o motorista redobre o cuidado ao descer ou subir a serra, uma vez que o fluxo de veículos nas pistas é maior.

Newsletter RD

Um ponto importante citado por Kimura é o planejamento do motorista ao acessar os caminhos durante o período de maior volume de veículos, a exemplo da véspera do Ano Novo. “A recomendação é para que o usuário procure utilizar as vias mais no início da manhã, fim de tarde ou até mesmo na madrugada”, aconselha. Segundo o especialista, estes são os momentos de menor fluxo de para viajar e, assim, o trânsito se tornar mais fluido.

Um ponto importante, segundo Kimura, é o planejamento do motorista que vai acessar o Litoral durante o período de festas (Foto: Divulgação)

É importante também estar atento as condições do veículo como: fluidos, água, óleo e combustível, para evitar problemas mecânicos no meio do caminho. “Também é necessário dar uma olhada nos faróis, para-brisas, pneus e o próprio estepe”, recomenda.

Na hora da descida da Serra, o coordenador de tráfego instrui o motorista a buscar não utilizar o freio, mas conduzir o veículo de forma engrenada. “Com as chuvas, a maior precaução é evitar ultrapassagem de veículos”, explica. Com a pista molhada, o risco de acidentes cresce consideravelmente e, segundo Kimura, também é preferível que o usuário utilize o farol baixo para manter distância do veículo da frente.

No caso do veículo apresentar algum problema durante o caminho, a orientação é que o motorista busque, o quanto antes, um local seguro para estacionar e, se possível, optar por postos de serviço da concessionária. “Em situações como esta, é possível contatar a Ecovias através do canal de atendimento gratuito que funciona 24h pelo telefone 0800 019 7878”, aconselha. Também existem telefones alocados a cada quilómetro nas vias.

Durante o período de chuva, a Ecovias trabalha com o monitoramento 24h das encostas. Roberto explica que nas extensões dos trechos existem equipamentos de detecção de alertas meteorológicos responsáveis por avisar sobre operações de emergência.

Roberto Kimura, coordenador de Tráfego e Operações da Ecovias e Ecopista (Foto: Reprodução/RDtv)

Operação subida

No próximo domingo (01/01) e segunda (02), a concessionária estará focada em realizar a Operação Subida, em que a pista Sul da Anchieta, e a Norte das Imigrantes, ficam focadas no trajeto de quem retorna do Litoral.

Nos pedágios, agora é possível pagar as passagens com sistema de aproximação, via cartão, para facilitar a fluidez.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes