O ABC, com mais de 2,5 milhões de habitantes, tem atraído os olhos de grandes grupos empresariais, que apostam no potencial de consumo para crescimento as operações. O Assaí, rede supermercadista como foco no atacarejo, em 15 dias entregou duas novas lojas, uma em São Caetano e outra, nesta quinta-feira (8/12), em São Bernardo. As unidades ocupam espaços antes utilizados pelo Extra Hipermercados. Com isso, ao menos mil vagas de empregos diretos e indiretos foram gerados.

José Novaes, diretor de operações de São Paulo do Assaí, disse que a rede atende a todas as classes sociais e grupos transformadores. “Os comerciantes, por exemplo, que compram no atacado, mas suprimos as vendas também no varejo, com economia de 10% a 15% em relação ao varejo tradicional”, disse.
O perfil das lojas mudou ao longo dos anos. De unidades nas periferias para bairros mais centrais, o atacarejo ganhou espaço para concorrer com a rede supermercadista tradicional. No início das operações, cerca de cinco mil itens, atualmente, o Assaí garante em suas lojas um mix de produtos com mais de 15 mil itens.
As sete cidades são atendidas por 12 lojas da marca, que tem prospectado para quem sabe investir em novas unidades. Novaes disse que a escolha dos locais para abertura das unidades tem sido estratégica, em pontos comerciais de fácil acesso e próximo ao grande público. No bairro Pauliceia, em São Bernardo, às margens da rodovia Anchieta, a loja tem nove mil metros quadrados de área, 40 caixas para pagamento, 1,2 mil vagas de estacionamento, climatização e iluminação sustentáveis e galeria de serviços, alimentação e cinema.
Varejo versus atacado
Indagado sobre como o Assaí pretende se posicionar na região, com marcas nascidas no ABC, como a Coop e Joanin, e que, tradicionalmente, agregam um público mais seletivo pela proximidade com os clientes, Novaes acredita que há espaço para todos. Para as marcas que são procurados para compras diárias ou semanais ou mesmo grandes compras mensais.

Para atrair parcela do consumidor de bairros, o popular porta de casa, o Assaí tem apostado em inovações, como atendimento no açougue e no empório e na ampliação do mix de produtos com pequenos portáteis. Novaes afirma que a possibilidade de ofertar eletrodomésticos não está no radar do Assaí, pelo menos para lojas físicas, pois requer muito espaço para operacionalização e estoque.
Pandemia
Sobre a pandemia, Novaes conta, sem detalhar números, que a rede cresceu neste período, dia após dia, em razão do preço atrativo ao consumidor final praticado pela marca, que faturou nos últimos 12 meses R$ 55 bilhões A rede Assaí conta com 257 lojas no Brasil e público mensal de 30 milhões de clientes.