
Pais de alunos reclamam dos assaltos frequentes em frente a Escola Estadual Prof. Ondina Rivera Miranda Cintra, na vila Humaitá, em Santo André. Segundo relatos, o criminoso finge ser entregador do aplicativo iFood para abordar as vítimas.
A mãe de uma aluna da escola, que prefere não ser identificada, relata ao RD que sua filha e dois amigos, ambos com idades entre 11 e 12 anos, foram assaltados pelo motoqueiro quando chegavam na escola no dia 21 de novembro. Ele levou os celulares das vítimas.
“Os amigos da minha filha buscam ela para levar na escola. Nesse dia ele assaltou as crianças. Um dos meninos não estava com o celular, então o assaltante bateu na cabeça dele”, conta.
De acordo com os relatos, os assaltos ocorrem desde o início de novembro, principalmente no horário de entrada e saída dos alunos. “Ele usa capacete amarelo e bag do iFood vermelha. Infelizmente não conseguimos pegar a placa da moto porque ele cobre, mas ela é roxa. Para assaltar as crianças o criminosos finge que vai fazer uma entrega, aguarda eles chegarem perto e aborda”, relata a mãe.
Em uma publicação nas redes sociais, mais pessoas reconheceram o criminoso e relatam que os assaltos passaram a ser também em outras ruas próximas à escola.
Em nota, o Comando do 10º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano esclarece que não tiveram relatos de assaltos no entorno da E. E. Prof. Odina Rivera Miranda Cintra, mesmo com a presença constante da Ronda Escolar na escola.
Há o Programa de Policiamento Escolar nas 6 (seis) companhias territoriais de Santo André, com equipes especializadas no policiamento escolar atuando de segunda à sexta-feira, em dois turno, das 06h às 14h30, e das 14h30 às 23h. Além do policiamento escolar, nos períodos diurno e noturno, há também o patrulhamento preventivo e ostensivo executado pelas viaturas do Programa de Policiamento – RP, Radio Patrulhamento, DEJEM e RPM (Rádio Patrulhamento com Motos).
As reclamações devem ser passadas diretamente via telefone 190.