Com a chegada do Natal, época mais festiva e mágica do ano, é natural que as famílias tirem um tempo para decorar a casa com as luzes natalinas. Mas para que a iluminação não gere problemas, é necessário que a o luminoso esteja com o fio intacto e com o selo do Inmetro, evitar o uso de benjamim e verificar o estado do material a cada ano.
Para realizar a compra do material luminoso é preciso verificar se há o certificado do Inmetro, órgão brasileiro responsável pela avaliação da conformidade de produtos. Além disso, deve-se ter atenção no armazenamento, já que por ser usado uma vez por ano, o material pode ressecar e causar trincas no fio. O componente de cobre e a estrutura metálica do fio que conduz a corrente pode ficar exposta e gerar um choque. Em entrevista ao RD, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Edval Delbone, explica que inspecionar a afiação é essencial, para que não tenha nenhuma parte desencapada. “Às vezes colocam o luminoso nas grades da residência e essas grades são metálicas. O condutor sem essa capa, em contato com a grade, pode gerar choque”, diz.
Cuidados
O especialista sugere que moradores de apartamentos prendam corretamente as duas pontas do pisca-pisca para que ele não se solte e voe para a afiação da rua. A tomada não pode estar na área externa da residência com risco de chuva, e caso seja necessário, deve-se usar a tomada a prova de tempo para que não aconteça um curto circuito. O adaptador de tomada, conhecido como benjamim, deve ser evitado pois pode causar sobrecarga. Não há perigo de fogo em enfeitar a árvore de Natal.
Em casas com crianças e pets, é possível inserir o Disjuntor DR (Dispositivo Diferencial Residual), dispositivo de segurança que detecta pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes. “Vamos supor que uma criança coloque a mão em um fio desencapado do luminoso. Com esse dispositivo ele abre o disjuntor e a criança não sente nada. É necessário instalar esse disjuntor para a segurança das crianças e pets”, explica Delbone.
Magia do Natal sem pesar no bolso
Para economizar, a sugestão é optar por luzes LED. Os enfeites, luzes, pisca-pisca e demais produtos de LED são fontes luminosas de baixa potência, econômicas e com média durabilidade.