
A oferta de pet terapia, por meio de uma parceria com a ONG Alquimia do Amor, tem mudado a rotina hospitalar dos pacientes oncológicos internados no Hospital Anchieta (HA) de São Bernardo.
A interação com os animais de estimação do programa promove o relaxamento dos pacientes que enfrentam o tratamento contra a doença, por meio da liberação dos hormônios de bem-estar.
De acordo com a diretora do Hospital Anchieta, Mônica Carneiro, a decisão de implantar a pet terapia visa ampliar a humanização do tratamento e trazer todos os benefícios que a prática reverte para o paciente, acompanhante e equipe de profissionais de saúde.
Com a liberação da serotonina e da endorfina, os pacientes enfrentam a doença de forma melhor, com mais otimismo. “Quando os animais estão nos leitos do paciente, instantaneamente, o ambiente torna-se mais leve, mais acolhedor e cheios de sorrisos. Os animais acolhem e são acolhidos e tudo flui de maneira muito natural”, relata a diretora, ao reforçar que o convívio com os animais em ambiente hospitalar é feito de forma segura.
Os cães Charles Darwin e o Lucky são voluntários na ONG Alquimia do Amor, criada para oferecer terapia assistida por animais em ambiente hospitalar.