
Quatro candidatos a prefeito de Ribeirão Pires estão com suas candidaturas deferidas, segundo a última atualização realizada no site DivulgaCand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), realizada nesta quarta-feira (30/11). José Carlos Agnello (MDB), Amigão D’orto (PSB), Carlos Sacomani (PMB) e Guto Volpi (PL) estão aptos para receber votos no pleito do dia 11 de dezembro. Apenas Gabriel Roncon (Cidadania) aparece como indeferido com recurso ou em prazo recursal.
Agnello e Sacomani estavam com suas candidaturas deferidas desde a semana passada. Nesta semana foram resolvidos os casos daqueles que tinham contra si um pedido de impugnação. Amigão e Guto já tinham recebido suas sentenças favoráveis, tanto para seus partidos quanto para seus pedidos individuais.
No caso de Roncon há duas diferenças. A primeira é que a situação de partido/federação/coligação está como “indeferida”, ou seja, não houve condições necessárias para o deferimento do registro. Tal situação é justificada pela sentença de indeferimento que foi publicada nesta semana.
A segunda diferença está em relação a candidata a vice na chapa. Eliete Vieira (Cidadania), e ao próprio Roncon. As situações no sistema são de “indeferido com recurso ou em prazo recursal”. A empresária e o ex-vice-prefeito aguardam uma decisão da Justiça sobre suas participações. Foi apontada que a sua escolha como vice foi feita no dia 9 de novembro, um dia após o final do prazo de convenções. Tal fator foi apontado na sentença de indeferimento da federação Cidadania/PSDB.
A expectativa é que tudo seja resolvido de fato no dia 6 de dezembro, dia em que serão confirmados todos os nomes que estarão na urna e que estarão aptos ao voto no dia 11.