
Os prefeitos do ABC vão se reunir em formato virtual na próxima segunda-feira (28/11) para decidir se o uso de máscaras passará a ser obrigatório nas linhas municipais de ônibus, o que hoje é apenas recomendado. Mesmo antes da decisão conjunta, a prefeitura de São Bernardo já se antecipou e determinou que na segunda-feira a medida já estará valendo na cidade. Neste sábado (26/11) o uso obrigatório passa a valer no transporte intermunicipal, gerenciado pelo Estado, e também a Capital já informou que vai seguir a determinação estadual.
A decisão do governo do Estado é baseada na análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de covid-19. Além de acatar a análise o governo também recomendou que a medida seja adotada por todos os municípios. A decisão vai impactar a rotina de centenas de milhares de pessoas que usam o transporte público diariamente.
O RD ouviu esta semana infectologistas que apontaram que os governos erraram em não terem exigido antes o uso de máscara no transporte público. “Eu acho que os governos já deveriam ter tomado a providência de tornar obrigatório o uso da máscara no transporte público”, analisa o infectologista da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Munir Akar Ayub. No último dia 16/11 os prefeitos da região se reuniram no Consórcio Intermunicipal, já diante de números em ascensão para os casos de covid-19, mas apenas foi decidido recomendar e não obrigar o uso de máscara.
São Bernardo informa que além, dos ônibus, nos fretamentos, táxis e carros de aplicativos, e nos respectivos locais de acesso, abrangendo embarque e desembarque o uso de máscara também será obrigatório à partir de segunda-feira (28/11). O decreto que regulamenta a medida será publicado neste sábado (26/11). “O uso de máscaras já era obrigatório em unidades de saúde, hospitais, consultórios, laboratórios e demais serviços de saúde. A partir do dia 28, a medida também passará a incluir farmácias, sendo obrigatória a utilização tanto por funcionários, como pacientes, acompanhantes – nos casos expressamente autorizados em lei – e público em geral”, destacou o paço sambernardense.
A prefeitura de Diadema disse, em nota, que só falta definir a data para o início da obrigatoriedade. “O Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para Combate à Covid-19 vai se reunir na próxima segunda-feira (28/11), para definir a data do início da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte coletivo, as ações a serem realizadas para seu cumprimento e outras medidas para o controle do vírus”, diz a nota. Somente na cidade 62 mil pessoas usam o transporte coletivo diariamente. Também no município as visitas estão proibidas nos hospitais municipais desde quinta-feira (24/11)”.
Rio Grande da Serra também vai adotar a obrigatoriedade da máscara no transporte público. A prefeitura informou que apenas aguarda a elaboração do edital e a sua publicação. A administração não adiantou quando a medida passará a valer. As demais prefeituras da região também foram questionadas, mas não responderam até o fechamento desta reportagem.