
Quermesse em novembro? Isso mesmo. Muitos voluntários da Igreja Matriz de Santo André aproveitaram o feriado desta terça-feira (15/11) para montar barracas e cuidar de mais preparativos para a Festa do Padroeiro Santo André, que acontece nos dois próximos finais de semanas, dias 19, 20, 26 e 27. Além da quermesse, a programação é composta de missas, peregrinação, carreata e novena.
As celebrações começam neste sábado (19/11) e se encerram no Dia de Santo André, padroeiro e patrono da cidade (30/11), com missas às 9h, presidida pelo bispo emérito dom Nelson Westrupp, às 12h e 15h, e às 19h30 com uma celebração presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini, e a presença do clero e devotos de Santo André.
Acontece, pela primeira vez, a peregrinação do santo padroeiro. A peregrinação, que teve início no dia 8/11, vai percorrer todas as paróquias que compõem a região pastoral – Centro (Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Santo Antônio, Paróquia São José Operário, Paróquia São Judas Tadeu, Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, Paróquia Jesus Bom Pastor, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Santa Rita de Cássia e a Paróquia São Miguel) – e retornará à Igreja Matriz neste sábado (19), quando será celebrada a Santa Missa às 16h.
No domingo (20), às 16h, haverá a 5ª edição da carreata de Santo André, atividade que acontece todos os anos desde 2018. A comissão de festas da Igreja Matriz convida todos os devotos a participarem e enfeitarem as residências para receber uma benção especial do santo. Ao final da carreata, mais uma Santa Missa será celebrada para a abertura da novena, às 18h.
A novena, que é um conjunto de orações feitas por nove dias, acontece dos dia 21 a 29 de novembro, durante a semana no horário das 19h30, aos sábados 16h e domingo 18h. Este ano, como proposta do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) será com o envolvimento das paróquias e das regiões pastorais.
Isabel Toledo, membro da comissão de festas da Igreja Matriz, destaca que mais de 4 mil fiéis são esperados na quermesse, que vai oferecer cachorro quente, doces, bolos recheados, doces portugueses e tortas, calabresa fresca no pão com ou sem vinagrete, fogazza, bebidas e churros. “Diferente da nossa quermesse junina, não teremos as barracas de churrasco, milho, pernil, vinho quente, chá do padre e hambúrguer”, diz Isabel. A comissão de festa é composta por cinco casais do grupo ECC (Encontro de Casais com Cristo), mais 22 coordenadores de equipes na barracas e aproximadamente 150 voluntários, a maioria paroquianos.
O padre Tiago Sibula, que assumiu a Igreja Matriz recentemente, convida a todos os fiéis a participaram da tradicional Festa de Santo André. “Devotos poderão aproveitar a nossa quermesse, além do nosso famoso bingo. Chame os familiares e os amigos e venha festejar com a gente”, acrescenta o padre.
Serviço:
Quermesse do Padroeiro
Quando: 19, 20, 26 e 27, das 18h e às 22h30
Local: Paróquia Matriz Santo André – praça Presidente Vargas, 01 – Vila Assunção