Taxa do Lixo não é aprofundada por candidatos à Prefeitura de Ribeirão Pires

Eleição terá turno único, desta forma não será necessário que nenhum dos candidatos tenha 50% mais um dos votos para vencer. Basta fazer a maioria (Foto: Divulgação)

Os planos de governo dos cinco candidatos ao governo de Ribeirão Pires estão disponíveis no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Das cinco listas de ações propostas, apenas três contam com o destino para a Taxa do Lixo, principal ponto de polêmica no município no último mês. No restante, candidatos apresentam tamanhos diferentes de proposituras para o próximo biênio.

Carlos Sacomani (PMB) é direto nas propostas. O plano de governo tem uma página. “Renovação e adequação das secretarias com pessoas especializadas e direcionamento do dinheiro público com responsabilidade, priorizando a saúde, a educação e a segurança pública. Redução no número de comissionados em 80%. Revogar a taxa do lixo”, coloca o candidato.

Newsletter RD

Gabriel Roncon (Cidadania) destaca a taxa em parte do texto. Com críticas à gestão Volpi, na qual culpa pela aprovação do Tribunal, Roncon afirma que nos primeiros dias de mandato fará a extinção sumária desta cobrança, “seguindo todos os ritos burocráticos previstos”.

José Carlos Agnello (MDB) promete uma “suspensão temporária” da taxa “para o devido estudo de viabilidade, audiências públicas com a participação popular”. Tanto Amigão D’orto (PSB) quanto Guto Volpi (PL) não citam em seus planos de governo qualquer ação sobre o tributo.

Volpi anunciou no final de outubro que estava suspendendo a cobrança da taxa do lixo no município por divergências com os valores cobrados pela Sabesp. A Companhia Paulista de Saneamento negou qualquer tipo de problema e também disse que não recebeu qualquer comunicação da Prefeitura sobre a suspensão da cobrança. Uma decisão judicial impediu o Executivo de realizar tal suspensão por intermédio de uma liminar.

Planos de governo

Cada um dos planos de governo disponíveis no site do TSE aponta caminhos diferentes sobre o futuro de Ribeirão Pires e o que pode ser feito nos próximos dois anos. Com a exceção de Sacomani, que resumiu as propostas nos pontos já citados, os demais buscaram aumentar o seu escopo, cada um com uma base.

Agnello propõe a valorização dos servidores com uma eleição interna para saber quem deverá ser secretário daquela determinada pasta. O(a) vencedor(a) ainda passará por uma sabatina para ocupar o cargo por dois anos. O emedebista quer incentivar a implementação de pousadas na cidade e até dar isenção de impostos e taxas para a instalação de um cinema. Também quer uma auditoria completa em todos os contratos.

Amigão foca a primeira parte de seu plano na área ambiental, estabelecendo medidas para melhorar a proteção das áreas de preservação e criar ações para limpeza do município. Na Educação promete implantar o piso salarial dos professores. Na Saúde promete finalizar as obras do Hospital Santa Luzia e da UBS do Vila Aliança. Na Cultura quer criar a Virada Cultural de Ribeirão Pires.

Gabriel usa como base para seu plano de governo os objetivos da Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas). Quer o incentivo ao turismo ecológico e a implantação de um sistema digital de licenciamento para as áreas de Habitação e Meio Ambiente. Também aposta na conclusão de obras na área da Saúde e na ampliação de horários para o atendimento nas UBSs Ouro Fino, Quarta Divisão e Jardim Caçula, como forma de adaptar o atendimento para os bairros mais afastados.

Guto Volpi considera que com a vitória do PL em 2020, a cidade já aprovou o plano de governo de Clovis Volpi, portanto sua ideia é realizar algumas atualizações no projeto. A proposta consta com uma lista de ruas que passaram por recapeamento, a construção de uma nova UBS na Vila Suely, a implantação do prontuário eletrônico, ampliação de vagas em creche e a garantia da continuidade do circuito religioso, uma das apostas na área do turismo.

Veja abaixo a íntegra dos planos de governo disponibilizados no site da Justiça Eleitoral:

AGNELLO (MDB)

AMIGÃO D’ORTO (PSB)

CARLOS SACOMANI (PMB)

GABRIEL RONCON (CIDADANIA)

GUTO VOLPI (PL)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes