Na contagem regressiva para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que está marcado para 20 de novembro, muitos candidatos estão focados em revisar os conteúdos que mais caíram nos últimos anos para as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 45 questões cada.
Em entrevista ao RD, o coordenador do Ensino Médio do Singular, Caio Zampol recomenda que os alunos façam revisões leves de assuntos que tenham domínio. “Vale revisar os assuntos fazendo exercícios para reforçar os fundamentos teóricos. Já na noite anterior ao exame a orientação é dormir cedo, alimentar-se bem e separar o que vai levar com antecedência”, diz ao incrementar que no caminho da prova ouvir uma música relaxante também pode ajudar no bom desempenho.
Especialmente para a prova de Matemática, o professor de Matemática do Colégio Stocco, Mauricio Dainese, orienta que o aluno consulte no edital os conteúdos que podem cair e, sobretudo, estude funções, regra de três simples e composta, probabilidade, razão e proporção.
“Para se preparar para essa prova, o ideal é que ele (aluno) já tenha se preparado há um tempo. É necessário rever alguns conteúdos, fazer exercícios e tomar cuidado ao ver vídeo-aulas no YouTube. O Enem também é resistência física, então é necessário tomar cuidado com a noite de sono e alimentação, chegar antes no local de prova, verificar se está levando os documentos e fazer a prova com calma e cuidado na hora de resolver os exercícios, sem esquecer da administração do tempo”, diz.
O professor de Matemática do Colégio Fundação Santo André, Raphael Escorse, diz ao RD que considera importante o aluno estar atento a matemática básica, como interpretação de gráfico e tabela, regra de três, porcentagem e matemática financeira. O estudante também deve se atentar ao temas de probabilidade, geometria plana, espacial e analítica, além de funções trigonométricas. “O vestibulando precisa ler com atenção as questões. A prova é contextualizada, então sempre que a questão pedir o resultado aproximado, deve evitar contas muito grandes que possam comprometer o tempo de prova”, orienta. A dica do professor é respeitar o próprio ritmo de estudo, mas estudar no mínimo 1h30, com pausa de 20 minutos para descanso. “O Enem não é só um vestibular para as Federais, serve também para bolsas no Prouni, uma bolsa de estudos em faculdades privadas, então façam a prova com calma, respirem e evitem ficar no celular durante a semana”, complementa.
A prova de Ciências da Natureza aborda questões de Biologia, Química e Física. O professor de Biologia do Colégio Stocco, Luis Gustavo Cordeiro Alves, relata ao RD, que os temas mais cobrados são ecologia, a respeito do impacto humano sobre a questão ambiental, biomas brasileiros, produção de energia no Brasil e no mundo, petróleo, além de genética e evolução, em que os próprios textos trazem dicas importantes para o estudante, além de fisiologia humana que aborda a biotecnologia. “Para ter um bom desempenho, o aluno precisa ler notícias em jornais. Sobre ecologia, é normal ler uma notícia e ver algumas questões que acontecem no Brasil e no mundo. Com uma leitura atenta, é possível raciocinar sobre os conceitos de biologia que estão presentes no que você leu. Agora não é o momento de buscar novos conhecimentos e sim de aplicá-los e revisá-los”, diz. A dica do professor é uma boa semana de descanso sem estresse e cobrança, além de fazer uma boa leitura no dia da prova, e ter a atenção ao quesito da Teoria de Resposta ao Item (TRI), algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões do exame.
O professor de Química do Colégio Stocco, Bruno Gumieri Fernandes, ressalta ao RD que no Enem cairá questões de estequiometria, forças intermoleculares, sempre relacionando as propriedades de seus compostos e suas finalidades, compostos orgânicos e reações, e eletroquímica. “Espero uma prova que traga um conceito aplicado, mas ao mesmo tempo aplicado a um contexto do dia a dia”, diz.
Para o caderno de física, o estudante pode esperar questões sobre ondas óticas e radiação, que envolvem problemas ambientais e energia solar, movimento e energia, e calorimetria. “A prova traz os conceitos pensando no cotidiano e problemas ambientais no sentido de possíveis soluções e finalidades, como biocombustível, energia solar e eólica”, acrescenta. Para o professor, o estudante deve focar na resolução de provas de pelo menos dois anos atrás. Outra dica é a leitura e intepretação do texto para analisar uma imagem ou um gráfico, além de ler a prova inteira e deixar as questões que não sabe para o final.