Cia dos Tortos realiza apresentações no ABC

Apresentações são gratuitas com tradução em Libras para pessoas idosas (Foto: Divulgação)

A Cia dos Tortos, grupo do ABC que em 2022 celebra dez anos, realiza uma temporada de apresentações gratuitas com o projeto Quem Não tem Lona Pede Carona, realizado com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC.

No sábado (29), às 16h, o grupo se apresenta na Biblioteca do CEU Marek, em Santo André. Já em novembro, as apresentações acontecem na sexta-feira (11), às 16h, no Anfiteatro Sumaré, no sábado (12), às 10h, na EMEIEF Dr Waldemar Lucato, em Limeira e no domingo (13), às 13h, no Parque Lago Azul, Rio Claro.

Newsletter RD

No sábado (19), às 16h, a apresentação acontece na lona de circo Edgard Cabide, no Parque Benedito Bueno de Morais, em Franco da Rocha; no domingo (20), às 10h30, na Fábrica das Infâncias Japy, em Jundiaí. E encerrando a temporada, no dia 27 de novembro (domingo), o grupo se apresenta na Praça Bernardino de Campos,em Itapira.

A primeira apresentação da temporada aconteceu no último dia 21 (sexta-feira), com entrada gratuita, no CRI – Centro de Referência do Idoso, em São Bernardo.

O espetáculo “Quem Não Tem Lona Pede Carona” desafia conta a história de dois artistas de cabelos brancos, Sizu e Palhita, que revivem junto com a plateia as memórias de suas vidas no circo, rindo das confusões e palhaçadas, e demonstrando a importância do amor e do cuidado um com o outro e com aquelas pessoas que os assistiam.

Com apresentações gratuitas e tradução em libras, o espetáculo é inspirado em memórias e depoimentos de experientes artistas, que construíram suas trajetórias se apresentando nas lonas e picadeiros dos circos brasileiros, como Gachola, Bagunça, Reco-Reco, Dirce Militello e Marília de Dirceu

Partindo das memórias destes artistas, hoje com mais de 60 anos, e com inspiração no documentário “Circo Paraki” (2011), que dá voz a figuras circenses pouco valorizadas na história e esbarra nas transformações do circo no Brasil, é que a Cia dos Tortos convida a população, principalmente pessoas idosas, para uma imersão em suas próprias lembranças e memórias com o circo.

As apresentações terão parceria de instituições voltadas para atividades e cuidados de pessoas idosas, em cidades descentralizadas da capital. Uma maneira encontrada pelo grupo para contribuir na formação de público para a arte circense e também fortalecer a relação que a pesquisa do espetáculo tem com o resgate da memória de diversas pessoas com mais de 60 anos.

“Poematizamos esse encontro que acreditamos contribur no processo coletivo do cuidado e valorização da nossa sociedade mais experiente, combatendo a discriminação de pessoas idosas, muitas vezes vistas como disfuncionais, com momentos de celebração, alegria e reconhecimento”, finaliza o grupo. Este projeto foi contemplado pelo edital 38/2021 – PROAC Direto – Fomento Direto a Projetos Culturais.

Serviço

Duração: 55 minutos
Classificação Livre – Grátis
Acessibilidade: Tradução em Libras, espaços de fácil acesso para pessoas com necessidades físicas

Quando: 29 de outubro de 2022 (sábado)
Horário: 16 horas
Onde: Biblioteca do CEU Marek
Endereço: Rua Engenheiro Alfred Heitzman Júnior, S/n – Jardim Marek, em Santo André.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes